CFF realiza Reunião Geral dos Conselhos de Farmácia

Data de publicação: 26 de março de 2012

Nos dias 21 e 22 de março, em Brasília, o Conselho Federal de Farmácia (CFF) realizou, no Hotel San Marco, em Brasília (DF), a 58ª Reunião Geral dos Conselhos de Farmácia, com a presença de representantes de todos os Conselhos Regionais (CRFs). Nesta edição, a primeira sob o comando do Presidente do CFF, Walter Jorge João, a pauta foi elaborada de acordo com a demanda encaminhada pelos Conselhos Regionais ao Conselho Federal. Na oportunidade, a Presidente do CRF-PR Dr. Marisol Dominguez Muro esteve presente, além de representantes estaduais para a discussão de questões sobre formação e capacitação do profissional, fiscalização, entre outros temas.

Na abertura do evento, no dia 21 de março, ao dar as boas vindas aos diretores de Conselhos Regionais, o Presidente do CFF, Walter Jorge João, fez um breve relato das atividades da Diretoria do CFF nos três primeiros meses de mandato. Lembrou a todos que o caminho para o fortalecimento profissional passa pela união da categoria e, claro, de todas as entidades que representam o farmacêutico. “Não existe outra forma de alcançar o reconhecimento que desejamos, e a valorização que necessitamos, sem que estejamos unidos, fortes e lutando pelos mesmos objetivos”, disse.

Em seu discurso, Walter Jorge João lembrou das ações da Diretoria do CFF junto a parlamentares no sentido de mostrar a eles a importância do farmacêutico para a saúde do País, e como eles podem apoiar projetos de lei, em tramitação no Senado e na Câmara dos Deputados. “Fomos bem recebidos pelo Senador Humberto Costa que declarou total apoio ao Projeto que prevê redução da jornada de trabalho farmacêutico, assim como temos o apoio do Deputado Mauro Nazif. Claro que não posso deixar de mencionar a visita que recebemos, em nosso gabinete, da Senadora Vanessa Grazziontin e da Deputada Alice Portugal, ambas farmacêuticas, que declararam estar sempre em defesa da profissão”, contou Walter Jorge João.

Ao destacar a importância da união de toda categoria, o Presidente do CFF, contou aos presentes que recebeu, na sede instituição, a visita de dirigntes de várias entidades que representam o farmacêutico: Federação Nacional dos Farmacêuticos (Fenafar), Federação Interestadual dos Farmacêuticos (Feifar), Associação Brasileira de Ensino Farmacêutico e Bioquímico (Abenfarbio), Associação Brasileira de Ensino Farmacêutico (Abenfar), Sociedade Brasileira de Análises Clínicas (Sbac), entre outras. “E todas concordaram em discutir a melhor forma de representar a categoria e unir forças para conseguirmos nossos objetivos comuns. E para finalizar, é claro, que conto também com o apoio de todos os Conselhos Regionais de Farmácia. Espero que todos estejam motivados por esse objetivo de unificar para fortalecer o farmacêutico brasileiro”,completou.

Durante os dois dias de Reunião Geral, os representantes dos Conselhos Regionais, dirigentes de outras entidades farmacêuticas como a Feifar, Fenafar e sindicatos, Diretoria do CFF e Conselheiros Federais, debateram questões como a qualidade do ensino farmacêutico, a fiscalização eletrônica móvel, alterações em resoluções do CFF, propostas de apoio de entidades como a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Os Diretores do CFF deram encaminhamento a todas as solicitações dos Conselhos Regionais. “Muitas delas dependem de ações das Comissões Assessoras do CFF, que estão em fase de constituição, mas assim que forem formalmente constituídas, já terão demandas dos Conselhos Regionais”, disse Presidente do CFF.

Durante a Reunião, o Grupo de Trabalho Especial sobre Avaliação da Educação Farmacêutica (Caef/CFF), representado por Danyelle Cristine Marini, com o apoio da Assessora da Presidência, Zilamar Costa Fernandes, apresentou um banco de dados com informações sobre a educação farmacêutica no Brasil, o número de profissionais e o número de postos de trabalho. Na oportunidade, Danyelle Cristine Marini destacou a importância da participação dos CRFs, na atualização das informações sobre a atividade farmacêutica e os cursos oferecidos em cada Estado. “A intenção é melhorar a qualidade do ensino farmacêutico. Para tanto, precisamos de uma base de informações, como a que foi apresentada pelo CFF, para que o trabalho, nos Conselhos Regionais, possa ser aplicado com eficiência. Assim, o sistema CFF/CRFs pode colaborar com o Ministério da Educação, em caráter consultivo, para um diagnóstico do ensino farmacêutico, no País”, disse Walter Jorge João, Presidente do CFF.

Ainda durante a Reunião Geral, a Agência de Publicidade, Área Comunicação, apresentou um plano de comunicação que será desenvolvido pelo CFF, e contará com a colaboração dos Conselhos Regionais. “A intenção é encontrar formas novas de divulgação da profissão farmacêutica. Precisamos mostrar à sociedade em geral, aos governantes e até ao próprio farmacêutico que ele é um profissional de saúde, que deve ser reconhecido como tal, e ser valorizado”, disse Valmir de Santi, Vice-Presidente do CFF. Na oportunidade, o Vice-presidente comunicou aos dirigentes de Conselhos Regionais, que algumas atividades de ampliação da comunicação já estão sendo desenvolvidas e que as ações nacionais contarão com o apoio dos CRFs.

Fonte: Site CFF