Free cookie consent management tool by TermsFeed

Utilize o teclado para navegar, com Ctrl + nº da tecla

  Menu   Conteúdo   Busca   Lei Geral de Proteção de Dados   Acessibilidade
  Fonte Maior   Fonte Maior   Fonte Padrão
  Cor Original   Contraste
Notícias

Organização Mundial da Saúde analisa vacinas no Brasil


Data de publicação: 29 de maio de 2012

Especialistas da Organização Mundial de Saúde (OMS) visitaram a Anvisa, na última segunda-feira 28 de maio, para discutir uma proposta de cooperação entre os dois organismos voltada para a troca de informações sobre vacinas. O foco da discussão são as vacinas produzidas no Brasil e as vacinas pré-qualificadas pela OMS. Entre os temas abordados, destacam-se dados de segurança dos produtos, qualidade e eficácia das vacinas, Boas Práticas de Fabricação (BPF), e aspectos da pós-comercialização, como desvios de qualidade e recolhimento.

As vacinas brasileiras pré-qualificadas pela OMS são as para a febre amarela e a meningocócica AC, ambas produzidas por Biomanguinhos/Fiocruz. Também consta da pauta a discussão de requisitos regulatórios para a pré-qualificação da vacina de dengue.

A delegação da OMS seguirá para o Rio de Janeiro, nesta terça-feira (29/5), para uma auditoria em Biomanguinhos e para visita ao Instituto Nacional de Controle e Qualidade em Saúde (INCQS), quando discutirão aspectos relacionados aos testes de controle de qualidade de vacinas e liberação de lotes.

A delegação é composta por Nora Dellepiane, gerente do programa de pré-qualificação de vacinas da OMS; Maria Luz Pombo, assessora regional de biológicos da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) em Washington; e por Sandra Rumiano, consultora de BPF da OMS.

 

Fonte: Anvisa

 



topo