Falta de sono afeta tanto o sistema de defesa quanto estresse, diz estudo
Fonte: Bem Estar
Data de publicação: 2 de julho de 2012
Os autores compararam 15 homens jovens em condições normais, de oito horas de sono durante uma semana, e após 29 horas acordados.
Foram analisados os glóbulos brancos – células de defesa – do sangue dos participantes. As maiores alterações foram observadas em células conhecidas como granulócitos, que aumentaram principalmente à noite.
Segundo a principal autora, Katrin Ackermann, trabalhos futuros devem revelar os mecanismos moleculares por trás dessa resposta imediata ao estresse físico e mostrar qual é o papel deles no desenvolvimento de doenças associadas à perda crônica do sono. Profissionais que trabalham por turnos e sofrem mais com esse problema poderiam ser os maiores beneficiados.
Estudos anteriores já têm associado a restrição e a privação do sono com o desenvolvimento de doenças crônicas como obesidade, diabetes e hipertensão. Outros também evidenciam que dormir bem ajuda a manter o funcionamento do sistema imunológico.Curso - Prescrição Farmacêutica de Contraceptivos Hormonais | Curitiba/PR
2 de dezembro de 2024
[PRESENCIAL] V SIMPÓSIO PARANAENSE DE DISPOSITIVOS MÉDICOS | CURITIBA/PR
3 de dezembro de 2024
Curso Cuidado Farmacêutico no Serviço de Administração de Medicamentos Injetáveis em Loanda/PR
6 de dezembro de 2024
Curso Alimentos e Suplementos Alimentares no Cuidado Farmacêutico | Maringá/PR
6 de dezembro de 2024