CRF-PR discute plantão de Farmácias em Paranavaí

Data de publicação: 9 de agosto de 2012

O vice-presidente do CRF-PR, Dr Dennis Armando Bertolini, se reuniu com farmacêuticos e proprietários de Farmácias de Paranavaí, no último dia 07 de agosto, na Câmara Municipal de Vereadores, para decidirem sobre o horário de funcionamento das farmácias e drogarias da cidade e instituir o regime de plantão com sistema de rodízio, após às 22 horas.

Há mais de dois meses o município vem enfrentando este problema, desde que a única farmácia que mantinha atividades 24 horas diminuiu seu horário de funcionamento até 01 hora da manhã.

O vereador Mohamed Soumaille apresentou, no mês de junho, requerimento à Mesa Diretora da Câmara Municipal, para discussão sobre o funcionamento das farmácias na cidade juntamente com o CRF-PR, profissionais farmacêuticos e proprietários de farmácias.

Atendendo a esta solicitação, o vice-presidente do CRF-PR, que abriu a reunião, esclareceu aos presentes a respeito das leis e legislações vigentes sobre o assunto. Segundo ele, de acordo com o artigo 56, da Lei Federal 5.991/73, as farmácias e drogarias são obrigadas a instituírem plantão, pelo sistema de rodízio, para atendimento ininterrupto à comunidade, consoante a normas a serem baixadas pelos Estados, Distrito Federal, Territórios e Municípios. “Antes de ser colocado em prática é preciso que o Projeto de Lei seja votado na Câmara Municipal de Vereadores para regularizar o sistema de plantão”, pontuou Dr Dennis. “O rodízio pode ser decidido entre as farmácias, podendo ser semanal ou mensal, conforme acordo entre o grupo”, continuou.

O representante de uma das redes, presente na reunião, acenou a possibilidade de estender o horário de funcionamento e passar a atender 24 horas, porém esta questão será levada à diretoria. Já a Associação dos Proprietários de Farmácias de Paranavaí volta a discutir o assunto com os associados para apresentarem proposta para solucionar o problema. Caso não haja consenso, o vereador Mohamed apresentará Projeto de Lei para a regularização dos plantões com sistema de rodízio.

Participaram da reunião o fiscal do CRF-PR, Dr Jorge Salem, Dra Caroline Maris, membro da Associação de Farmacêuticos de Paranavaí e o presidente da Câmara Municipal, Nivaldo Mazzin.

No mesmo dia o  Vice-Presidente, Dr. Dennis Armando Bertolini, concedeu entrevista à RPC TV.

Clique e assista a entrevista