Free cookie consent management tool by TermsFeed

Utilize o teclado para navegar, com Ctrl + nº da tecla

  Menu   Conteúdo   Busca   Lei Geral de Proteção de Dados   Acessibilidade
  Fonte Maior   Fonte Maior   Fonte Padrão
  Cor Original   Contraste
Notícias

Antibiótico comum pode causar danos ao fígado de idosos, diz estudo


Data de publicação: 14 de agosto de 2012

Um estudo publicado na última segunda-feira 13 de agosto indica que duas substâncias usadas em antibióticos podem aumentar o risco de lesões no fígado em idosos. A pesquisa foi divulgada pela revista da Associação Médica Canadense.

A moxifloxacina e a levofloxacina são usadas em um tipo de antibióticos conhecido como “fluoroquinolona”. Esse medicamento é usado para controlar infecções bacterianas, principalmente as infecções respiratórias e a sinusite.

Os pesquisadores analisaram dados já disponíveis no Canadá. Num período de nove anos, encontraram 144 pacientes com mais de 66 anos e sem histórico de lesões no fígado que foram hospitalizados menos de um mês depois de usar o medicamento, com algum problema nesse órgão. Desses, 88 (61,1%) vieram a falecer.

Embora as consequências tenham sido graves, elas foram relativamente raras. Para cada 100 mil pacientes que usaram o medicamento, seis apresentaram doenças no fígado após o tratamento.

“Embora nossos resultados exijam confirmação em outros cenários, os achados sugerem que tanto a moxifloxacina quanto a levofloxacina sejam levadas em conta como um alerta para as agências reguladoras, no que diz respeito à lesão aguda do fígado”, concluíram os autores do Instituto de Ciências Avaliativas Clínicas, da Universidade de Toronto e da Universidade McMaster, todas no Canadá.

Fonte: Site G1

history
Alteração de Horário

Alteração de Horário

info
Defesa de Auto de Infração

Defesa de Auto de Infração

newspaper
Recurso de Auto Infração

Recurso de Auto Infração

folder_open
Solicitações de Documentos

Documentos

sync
IRT

Ingresso de Responsabilidade Técnica.

upload_file
Baixa de Responsabilidade Técnica

Baixa de Responsabilidade Técnica




Redes Sociais

topo