Free cookie consent management tool by TermsFeed

Utilize o teclado para navegar, com Ctrl + nº da tecla

  Menu   Conteúdo   Busca   Lei Geral de Proteção de Dados   Acessibilidade
  Fonte Maior   Fonte Maior   Fonte Padrão
  Cor Original   Contraste
Notícias

Anvisa suspende suplementos vitamínicos e diclofenaco potássico


Data de publicação: 26 de fevereiro de 2015

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) anunciou, nesta quarta-feira (25), a suspensão de três suplementos vitamínicos. Além disso, foi suspenso também o medicamento Reutrite (diclofenaco potássico).

No caso dos suplementos, o motivo da proibição da distribuição e venda é o fato de os produtos não terem  segurança e eficácia comprovada pela Anvisa e o fato de as composições dos produtos não estarem especificadas na Farmacopeia Brasileira ou no Food Chemical Codex, compêndio internacional de qualidade aprovada para alimentos.

Um dos suplementos suspensos foi o Suplemento Mineral Cromo, da  Maxinutri Laboratório Nutracêutico, pela presença da substância cromo glicina complexado.

Os outros dois suplementos suspensos foram o Suplemento Vitamínico Mineral Quelatus e o Suplemento Vitamínico Mineral Quelatus Sênior, ambos da Eurofarma Laboratórios. No primeiro, foi encontrada a substância nicotinato glicinato de cromo e selênio glicina. No segundo havia a substância nicotinato glicinato de cromo e glicinato de selênio.

Segundo o responsável farmacêutico pela Maxinutri Laboratório Nutracêutico, Fernando Ferdinandi, a partir de uma determinação da Anvisa de dezembro de 2014, "todas as empresas produtoras da substância cromo quelato foram notificadas para que fosse feita a adequação do produto, pois o complexo mineral “quelato” necessita ser substituído por outro mineral autorizado". "A Maxinutri, em atendimento à nova legislação, adotou as medidas necessárias para reformulação do produto cromo quelato, sendo alterada também sua nomenclatura para cromo", afirmou.

Já o laboratório Eurofarma informa que está em contato com técnicos da Anvisa para esclarecer eventuais dúvidas e buscar reverter a situação "já que os produtos não apresentam qualquer risco sanitário". "Os nutrientes ativos da formulação fazem parte da dieta nutricional, são importantes na preservação da saúde e estão presentes nos produtos dentro dos limites diários de ingestão preconizados no Brasil para alimentos", afirmou a empresa, em nota.

Ainda segundo a empresa, os mesmo componentes encontrados nos produtos Quelatus e Quelatus Sênior "também são encontrados na formulação de suplementos comercializados por outras empresas no Brasil e em grandes mercados mundiais".

Diclofenaco potássico

O medicamento Reutreite (diclofenaco potássico), 50 mg, comprimido revestido, fabricado pela Multilab Indústria e Comércio de Produtos Farmacêuticos, foi suspenso por não apresentar resultados dentro das especificações no ensaio de dissolução, segundo a Anvisa. O remédio é usado para combater dor e inflamações.

O fabricante foi procurado pelo G1, mas não respondeu até a publicação desta matéria.

Fonte: G1


info
Defesa de Auto de Infração

Defesa de Auto de Infração

content_copy
Cópia de PAF

Cópia de PAF

newspaper
Recurso de Auto Infração

Recurso de Auto Infração

save
Resposta ao Termo de Intimação

Resposta ao Termo de Intimação

sync
IRT

Ingresso de Responsabilidade Técnica.

folder_open
Solicitações de Documentos

Documentos




Redes Sociais

topo