Free cookie consent management tool by TermsFeed

Utilize o teclado para navegar, com Ctrl + nº da tecla

  Menu   Conteúdo   Busca   Lei Geral de Proteção de Dados   Acessibilidade
  Fonte Maior   Fonte Maior   Fonte Padrão
  Cor Original   Contraste
Notícias

8 de Março: Dia Internacional da Mulher


Data de publicação: 6 de março de 2015

As muitas opções da atualidade despertaram a curiosidade e aguçaram um sentimento de necessidades com relação às inovações, que rapidamente passaram a fazer parte da vida do ser humano.

Em paralelo, o significativo crescimento da população colaborou para aumentar a oferta dos mais variados tipos de bens, que acarretaram mais gastos, mais despesas.
Atraídos pela sedução de muitos desses apelos, tornou-se muitas vezes inevitável, os escorregões, tropeços e quedas no desequilíbrio orçamentário, que apenas um dos cônjuges não conseguiria suportar.

E aí lembramos da mulher, que de forma gradativa e marcante, adentrou o mercado de trabalho. Passou a exercer profissões antes tidas como exclusivamente masculinas e ofereceu, além da mão de obra, suas inúmeras qualidades femininas. Lembramos dessa mulher que, além de muitas responsabilidades, incorporou também as financeiras.

De forma solitária ou em parceria conjugal, o auxílio feminino não foi e não é menosprezado. Pode ser encontrado na quitação do imóvel, nas parcelas do veículo, na mensalidade do colégio dos filhos e em muitos outros compromissos... Seja por livre e espontânea vontade ou por força das circunstâncias, assume totalmente as despesas ou colabora na manutenção do lar.

E aí está a mulher. A esposa, a mãe, a companheira, acumulando tarefas de casa, do trabalho externo, do cuidar dos filhos, desdobrando-se também em muitas outras situações em que sua determinação e coragem sejam necessárias.

Mas, apesar de tudo, de tantos méritos e reconhecimentos, essa mesma mulher ainda se depara com muitas e difíceis situações. Vez ou outra ainda esbarra em algum tipo de preconceito. Em algumas oportunidades ainda é preterida ou rejeitada e, não raras vezes, ouve-se algum tipo de reprovação ou comentário, motivado por peculiaridades e outras situações nas quais esteja inserida.

Mas não importam ainda os rótulos, nem o que podem dizer ou pensar. O que importa sim é a sua capacidade de superação, de reação, ampliando constantemente seu espaço e valorizando gradativamente suas conquistas. E a sua conquista maior é a do contexto humano, que, como tal, não se pode prescindir ou deter, pois faz parte da abertura e do crescimento das oportunidades do ser, do ser humano. Devemos, portanto, parabenizá-la, pela quebra de tabus e pelo romper de barreiras. Seja na carreira política ou como policial, seja como motorista profissional ou no âmbito desportivo, e em muitas outras áreas, observa-se, cada vez mais, a presença e a colaboração feminina.

Sabemos não serem poucas, as mulheres famosas e vitoriosas que a História registrou e se incumbirá de lembrar. Mas cabe aqui o reconhecimento, à grande maioria delas, que, no anonimato de suas existências, fizeram, fazem e ainda farão, de suas vidas a sua própria história.

Geraldo Vieira de Magalhães
Psicólogo 


save
Resposta ao Termo de Intimação

Resposta ao Termo de Intimação

upload_file
Baixa de Responsabilidade Técnica

Baixa de Responsabilidade Técnica

folder_open
Solicitações de Documentos

Documentos

folder
Registro

Registro

newspaper
Recurso de Auto Infração

Recurso de Auto Infração

info
Defesa de Auto de Infração

Defesa de Auto de Infração




Redes Sociais

topo