Teste rápido que detecta chikungunya vai começar por 4 cidades

Data de publicação: 12 de março de 2015

Foi lançado nesta terça-feira (10) o teste rápido gratuito que permite diagnosticar os vírus da dengue e da febre chikungunya em apenas 20 minutos. O projeto da Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) tem eficácia de 99,8% e é inédito no país, informa a Sesab. Um aplicativo tem ainda a função de mapear e localizar pontos de focos das doenças.  A apresentação ocorreu no Laboratório Central de Saúde Pública Professor Gonçalo Moniz (Lacen), em Brotas, bairro de Salvador, mas a novidade já tinha sido adiantada pelo G1.

Neste ano, a campanha de combate aos mosquitos transmissores das doenças tem o tema "Dengue ou Chikungunya - Não vacile, vá à unidade de saúde". Na primeira fase, serão 100 aparelhos distribuídos para exames em Salvador e no interior. As primeiras cidades vão ser contempladas na próxima semana, são elas Feira de Santana, Ribeira do Pombal e Riachão do Jacuípe, além da capital - cidades onde já ocorreram casos de chikungunya.

O teste e aplicativo foram desenvolvidos pelo médico infectologista e subsecretário da Saúde, Roberto Badaró, em parceria com uma empresa nacional. As ferramentas dão o diagnóstico, coletam dados sobre o paciente como sintomas, além de mapear, via o GPS do smartphone, locais com maior ou menos incidência. O secretário de Saúde, Fábio Vilas-Boas, anunciou a construção de uma fábrica para a produção dos dispositivo destinada à comercialização.

Como funciona

Com gotas de sangue é  possível fazer a rápida detecção dos vírus chikungunya e dengue nas unidades de saúde pública da Bahia. O teste para descoberta dessas doenças acontece através de um sistema de leitura acoplado a um smartphone específico para a função.

De acordo com Marco Collovati, médico italiano e presidente da empresa carioca idealizadora do exame, a Bahia é o primeiro estado a receber o teste de rápida detecção.

"Coloca umas gotas de sangue em um recipiente semelhante a um sabonete de plástico. Dentro dele tem uma fita especial que passa por vários tratamentos químicos e tem uma "janelinha".

O teste é considerado positivo se aparecer duas linhas nessa "janelinha", conta Collovati. "Depois é que esse recipiente é a coplado ao aparelho. Nas primeiras 24 horas da dengue, por exemplo, que é quando o paciente apresenta muita febre, podemos descobrir se ele está com a doença, porque esse teste identifica uma proteína no sangue que indica se a pessoa está com dengue", acrescenta.