Notícias
Um grupo de pesquisadores desenvolveu um livro capaz de purificar a água contiminada por bactérias. As páginas do “livro potável”, como tem sido chamada a novidade, foram desenvolvidas para combater o alto índice de insalubridade da água consumida em comunidades de países pobres, principalmente na África e na Ásia.
Em testes iniciais, os cientistas constataram que as páginas do livro eliminaram 99% das bactérias existentes em amostras de 25 fontes de água contaminada da África do Sul, Gana e Bangladesh. A purificação é possível graças a partículas de prata e cobre presentes no papel, que livram a água de bactérias. O estudo foi apresentado no 250º Encontro da Sociedade Americana de Química, em Boston, nos Estados Unidos.
“É direcionado para comunidades em países em desenvolvimento”, afirmou Teri Dankovich, um dos pesquisadores que participam do projeto, à BBC.
Apenas uma página do livro pode filtrar cerca de 100 litros de água, já o livro todo tem a capacidade de purificar a quantidade de água consumida por uma pessoa durante quatro anos. No entanto, apesar do poder de eliminar bactérias, ainda não se sabe qual a eficácia do livro para eliminar outros agentes de contaminação como protozoários e vírus.
O próximo estágio da pesquisa será testar amplamente o uso do livro junto às populações locais. Alguns testes preliminares foram feitos em Bangladesh, onde os cientistas utilizaram algumas páginas para filtra a água que era despejada em um “Kolshi”, recipiente de armazenamento comum no local.