Oobj lança e-book gratuito sobre a Lei da Rastreabilidade de Medicamentos

Fonte: Segs
Data de publicação: 31 de agosto de 2015

Com o manual, empresa pretende auxiliar na tomada de decisão de toda a cadeia da saúde sobre os prazos de implantação, entre outras informações referentes à legislação federal

A Oobj, empresa do segmento de Tecnologia da Informação do grupo E-Sales, anuncia o seu e-book gratuito com instruções e informações sobre a Lei de Rastreabilidade de Medicamentos, que deve impactar 400 fabricantes e importadores de remédios, 300 distribuidores, 50 hospitais federais, 500 hospitais estaduais, mil hospitais municipais, 40 mil postos de saúde, 20 mil clínicas e 50 mil consultórios - segundo levantando da PwC (PriceWaterhouseCoopers).

Idealizado pela equipe da Oobj, o manual pode ser baixado gratuitamente no endereço: http://conteudo.oobj.com.br/ebook-sncm-anvisa-o-prazo-sera-prorrogado mediante ao preenchimento de formulário simples para controle de dados da empresa. Após o download, o usuário encontrará informações detalhadas sobre os prazos de implantação da Lei, andamento do processo de implantação do Projeto Piloto da ANVISA (RDC 54), entre outras informações como:

O que é Rastreabilidade de Medicamentos (RDC-54)?

Quais são os prazos de Implantação?

Esses prazos serão cumpridos?

Como esses prazos poderiam ser prorrogados?

Como é a tramitação dos projetos no Legislativo?

Esses projetos conseguirão passar por votação até dezembro de 2015?

Como o mercado tem se posicionado em relação aos prazos?

O que eu preciso para implantar o Projeto Piloto?

O que pode acontecer com quem não se adequar à norma RDC54 da ANVISA?
"Muitas indústrias já investiram em tecnologia de rastreabilidade de medicamentos para entrar em conformidade em todos os seus processos, desde o momento da fabricação até a comercialização dos medicamentos no mercado. O e-book traz questões sobre andamento da Lei, possíveis prorrogações para que o usuário consiga acompanhar todo o processo", afirma André Ramos, diretor de Novos Negócios da Oobj.

A lei federal, sancionada em janeiro de 2009, criou o Sistema Nacional de Controle de Medicamentos, que visa combater a falsificação por meio de tecnologia de rastreamento. Para isso, todo o setor da saúde deve entrar em conformidade com a nova legislação e implementar sistemas de rastreamento em todos os produtos produzidos e comercializados. A primeira fase determina a rastreabilidade de três lotes e deve ser cumprida até dezembro de 2015. A segunda e última fase encerra em dezembro de 2016, com a determinação de rastreabilidade completa em todo o setor.

Sobre o Noov

O sistema Noov conta com as mais atuais tecnologias para armazenamento e transmissão de Documentos Eletrônicos Fiscalizatórios (NF-e, NFC-e, CT-e, MD-e e Documentos do Sistema Nacional de Controle de Medicamentos - SNCM). No contexto do SNCM, cabe ao Noov integrar a comunicação entre os elos da cadeia de produtos farmacêuticos, coletando, armazenando e transmitindo todos os documentos decorrentes dos eventos previstos na RDC 54/2013 da ANVISA (Embalagem Transporte, Movimentação, Produção, Importação, Finalização, Recuperação, Retificação e Declaração de Eventos). Outro diferencial é a escalabilidade, a solução pode aumentar seu poder de processamento conforme aumenta a demanda do mercado, sem isso não seria viável atender todo o mercado.

Sobre a Oobj

A Oobj é uma empresa do segmento de tecnologia da informação com sede em Goiânia (GO) e escritórios próprios em São Paulo (SP) e Porto Alegre (RS). A empresa foi criada em 2008 e é responsável pelo desenvolvimento de soluções emissão, armazenamento, transmissão e validação de documentos do Sistema Público de Escrituração Digital (SPED), especialmente Nota Fiscal Eletrônica (NF-e), Nota Fiscal Eletrônica ao Consumidor (NFC-e) e Conhecimento de Transporte Eletrônico (CT-e). Com a legislação que cria o Sistema Nacional de Controle de Medicamentos (SNCM), a Oobj criou uma vertical de negócios para o tema. Hoje a empresa atende mais de 7mil CNPJs emitindo, auditando e recepcionando documentos fiscais. Em sua carteira de clientes, constam nomes como P&G, Coca-Cola, Burger King, Editora Abril, Panasonic e Panpharma.