Trabalho dos acadêmicos do CRF-PR Júnior foi destaque no II CBFC

Data de publicação: 15 de setembro de 2015

Acadêmicos do curso de Farmácia da Unipar - Umuarama tiveram o trabalho: Implantação da Relação Municipal de Medicamentos Essenciais (Remume) em Municípios da Região Noroeste do Paraná” escolhido como o terceiro melhor poster apresentado no II Congresso Brasileiro de Farmácia Comunitária,  realizado entre os dias 10 a 12 de setembro, em Foz do Iguaçu.

O trabalho dos acadêmicos Franciele da Silva Quemel, Joice Karina Otenio, Andressa Zardo e Cleyton José de Carvalho Magalhães, da UNIPAR | Umuarama, mostrou a implantação da REMUME em alguns municípios e o resultado após a sua implantação.
O poster concorreu com outros 86 trabalhos inscritos no evento.

O projeto

O projeto de implantação da REMUME iniciou em 2014 através de uma parceria dos acadêmicos do curso de Farmácia da Unipar de Umuarama e o Conselho Regional de Farmácia do Estado do Paraná – CRF-PR – Seccional Noroeste. Os acadêmicos elaboraram 16 padronizações, 9 já foram entregues aos municípios da região de Umuarama e o restante serão entregues até novembro deste ano.  Para a implantação da lista de medicamentos essências os acadêmicos se reunem com os gestores do município para apresentar o projeto, em seguida realizam o levantamento dos medicamentos utilizados e então retornam ao município para a publicação da lista.

Com a publicação da lista o município tem grandes vantagens como: recebimentos de benefícios do governo federal, promoção do uso racional de medicamentos, ampliação do elenco de medicamentos acessíveis aos usuários do SUS, uniformidade na prescrição e diminuição de estoque. Além de poder evitar muitos processos de judicializacao.

A acadêmica Franciele da Silva Quemel, uma das autoras do trabalho explica que esse projeto foi apresentado pela Comissão Acadêmica Estadual - CAE - do CRF-PR | Júnior e será levado para outras regiões do Estado. “Vale acrescentar que, com a divulgação do projeto, os municípios estão visualizando a importância de ter a sua lista padronizada. E as parcerias firmadas com os municípios vem aumentando, resultando em ganho para os municípios e aprendizagem para os acadêmicos”, finalizou.

O projeto tem a coordenação da supervisora da Seccional Noroeste, a farmacêutica Dra Giliany Rocatto e da professora Dra Marina Gimenes.

Trabalhos vencedores:

1º lugar

AVALIAÇÃO DAS CONDUTAS CLÍNICAS PELOS FARMACÊUTICOS COMUNITÁRIOS NA CIDADE DE TERESINA-PIAUÍ
ThercyoAriell Costa Pereira, ThuanyCristiny Batista Feitosa, Joyce Jamylle Dias Borges, Karícia Lima de Freitas Bonfim, Davi Portela Bessa, Mayara Ladeira Coêlho.

2º lugar

RASTREAMENTO EM SAÚDE: UMA ESTRATÉGIA PARA IMPLEMENTAR A CONSULTA FARMACÊUTICA DE CESSAÇÃO TABÁGICA - LONDRINA/PR
Ana Carla Vilas Boas Stuani; Jessica Andressa Bazana; Natalia Chiampi Munhoz; Emanuelle de Almeida Santos; Gladys Marques Santana

3º lugar

IMPLANTAÇÃO DA RELAÇÃO MUNICIPAL DE MEDICAMENTOS ESSENCIAIS (REMUME) EM MUNICÍPIOS DA REGIÃO NOROESTE DO PARANÁ - UMUARAMA/PR
Franciele da Silva Quemel, Joice Karina Otenio, Andressa Zardo, Cleyton José de Carvalho Magalhães.