Mercado Aberto: Exportações de medicamentos recuam 16%

Fonte: Folha de S. Paulo
Data de publicação: 2 de outubro de 2015

A desvalorização de 22,6% do real em relação ao dólar registrada nos sete primeiros meses deste ano não conseguiu impulsionar as exportações da indústria farmacêutica brasileira, que recuaram 15,99% no período.

A queda das vendas para outros países foi mais acentuada do que a das compras. A retração das importações, decorrente da debilidade do mercado interno, ficou em 8,44%, segundo o Sindusfarma (sindicato do setor).

"Na área farmacêutica, não se conquista mercado por causa de variação cambial. Não é uma commodity", diz o presidente da entidade, Nelson Mussolini.

"Cada medicamento exportado precisa ter registro no país de destino."

O ganho de competitividade em alguns países da América Latina também levou empresas a adquirir ou instalar fábricas na região, segundo o executivo. A Eurofarma, por exemplo, tem unidades na Colômbia e na Argentina.

"Ainda tem a concorrência forte com produtos, principalmente genéricos, da China e da Índia", diz.

"O dólar alto acaba atrapalhando o setor, porque somos mais dependentes da importação de insumos do que exportadores. A rentabilidade das empresas piorou e isso terá um impacto nos descontos repassados pelas farmácias."

O deficit da balança comercial do setor passou dos US$ 3,4 bilhões dos primeiros setes meses de 2014 para US$ 3,2 bilhões no mesmo período deste ano, o que representa um recuo de 6,43%.