Metade dos homens desconhece sintomas do Trato Urinário Inferior

Fonte: Gazeta do Povo
Data de publicação: 6 de novembro de 2015

Os sintomas do Trato Urinário Inferior (ou LUTS) masculino, queixas relacionadas ao armazenamento e esvaziamento da bexiga, são ignorados pela maioria dos homens, de acordo com um levantamento realizado pela Sociedade Brasileira de Urologia. Entre os dias 21 e 23 setembro, dois mil homens entre 40 e 55 anos foram entrevistados para a pesquisa, nas cidades de Goiânia, Porto Alegre, Recife, São Paulo e Rio de Janeiro. Cerca de 56% admitiram desconhecer os sintomas dos LUTS e 71% têm ou tiveram dificuldadesao urinar.

A pesquisa, que contou com o apoio da empresa Astellas Farma, mostrou ainda que 60%dos entrevistados não sabiam que incômodos desse tipo poderiam ser comuns entre homens a partir dos 40 anos de idade. O dado é ainda mais controverso visto que 65%deles disseram ter aumento da frequência urinária, que implica na necessidade de acordar várias vezes no meio da noite para ir ao banheiro, jatos fracos de urina, a sensação de que a bexiga não ficou totalmente vazia, mesmo após o xixi, e que esses sintomas costumam prejudicar as atividades diárias.

Muitos pacientes relacionam esses sintomas apenas ao envelhecimento, de acordo com Carlos Sacomani, urologista e diretor de comunicação da SBU. “O aumento da próstata e as alterações da bexiga urinária também podem ser responsáveis pelo surgimento de sintomas urinários com a idade. O interessante desta pesquisa é que muitos desconhecem a existência dessas alterações. É preciso informar o publico em geral sobre os tratamentos existentes”, analisa.