Free cookie consent management tool by TermsFeed

Utilize o teclado para navegar, com Ctrl + nº da tecla

  Menu   Conteúdo   Busca   Lei Geral de Proteção de Dados   Acessibilidade
  Fonte Maior   Fonte Maior   Fonte Padrão
  Cor Original   Contraste
Notícias

Metade dos homens desconhece sintomas do Trato Urinário Inferior


Fonte: Gazeta do Povo
Data de publicação: 6 de novembro de 2015

Os sintomas do Trato Urinário Inferior (ou LUTS) masculino, queixas relacionadas ao armazenamento e esvaziamento da bexiga, são ignorados pela maioria dos homens, de acordo com um levantamento realizado pela Sociedade Brasileira de Urologia. Entre os dias 21 e 23 setembro, dois mil homens entre 40 e 55 anos foram entrevistados para a pesquisa, nas cidades de Goiânia, Porto Alegre, Recife, São Paulo e Rio de Janeiro. Cerca de 56% admitiram desconhecer os sintomas dos LUTS e 71% têm ou tiveram dificuldadesao urinar.

A pesquisa, que contou com o apoio da empresa Astellas Farma, mostrou ainda que 60%dos entrevistados não sabiam que incômodos desse tipo poderiam ser comuns entre homens a partir dos 40 anos de idade. O dado é ainda mais controverso visto que 65%deles disseram ter aumento da frequência urinária, que implica na necessidade de acordar várias vezes no meio da noite para ir ao banheiro, jatos fracos de urina, a sensação de que a bexiga não ficou totalmente vazia, mesmo após o xixi, e que esses sintomas costumam prejudicar as atividades diárias.

Muitos pacientes relacionam esses sintomas apenas ao envelhecimento, de acordo com Carlos Sacomani, urologista e diretor de comunicação da SBU. “O aumento da próstata e as alterações da bexiga urinária também podem ser responsáveis pelo surgimento de sintomas urinários com a idade. O interessante desta pesquisa é que muitos desconhecem a existência dessas alterações. É preciso informar o publico em geral sobre os tratamentos existentes”, analisa.


topo