Free cookie consent management tool by TermsFeed

Utilize o teclado para navegar, com Ctrl + nº da tecla

  Menu   Conteúdo   Busca   Lei Geral de Proteção de Dados   Acessibilidade
  Fonte Maior   Fonte Maior   Fonte Padrão
  Cor Original   Contraste
Notícias

Plantas venenosas: os perigos e o que fazer em caso de intoxicação


Data de publicação: 16 de novembro de 2015

O Bem Estar desta segunda-feira (16) falou das plantas venenosas. Muitas estão perto da gente e nem imaginamos o perigo que elas oferecem, principalmente para crianças e animais domésticos. Para falar sobre o assunto, convidamos a consultora e pediatra Ana Escobar e o farmacêutico Nilton Luz Netto Junior.

Uma recente publicação sobre o tema listou 78 plantas potencialmente tóxicas no Brasil. Seria mais fácil se a planta tivesse um rótulo indicando se tem veneno, onde deve ser plantada, se é comestível ou medicinal. Mas, como isso ainda não ocorre, é importante se informar.

Alguns cuidados são importantes na hora de administrar uma planta em casa como usar luvas de proteção, lavar as mãos após o plantio, conhecer as plantas e ensinar as crianças a não colocar plantas na boca e não utilizá-las como brinquedos.

Muita gente já ouviu falar da ‘comigo-ninguém-pode’. A planta tem esse nome pela crendice de que a planta afastaria o mau-olhado. Por isso, é fácil vê-la em frente às portas.
Ela é perigosa e pode levar a morte. Se mastigada, a planta fere a mucosa da boca, faringe e cordas vocais. Nos olhos, ela causa conjuntivite e lesão na córnea. Se quiser uma planta para dar ‘sorte’ e tirar o mau-olhado, opte pela arruda, alecrim, árvore da felicidade.

A planta ‘espirradeira’ lidera o ranking das venenosas junto com a ‘comigo-ninguém-pode’. Comer qualquer parte dela pode levar à parada cardíaca e à morte. A intoxicação pode levar aos sintomas iniciais também: enjoo, vômitos, diarreia, dor de cabeça.

A ‘camará’ causa diarreia, vômitos e fotofobia. Nunca faça chá com ela. Já a ‘alamanda amarela’ pode causar dermatite na pele e, se ingerida, pode causar vômitos e diarreia fortes, febre e inchaço nos lábios.

O ‘bico de papagaio’, muito procurado no Natal, também está na lista das venenosas. A planta causa coceira, inchaço e, se ingerida, náusea e diarreia. O veneno da seiva da flor pode passar para a comida.

A ‘saia-branca’ é uma planta alucinógena e bastante comum no país. É encontrada em terrenos baldios. Se comida, ela pode causar taquicardia e alucinações. Quando consumida em excesso pode levar à morte.

Cuidados

Se você presenciar uma situação de intoxicação, precisa buscar ajuda médica. Nada de leite, líquido, não provoque o vômito. Guarde a planta e leve ao hospital. Você também pode ligar para o SINITOX, um serviço 24h, público, que dá instruções de como proceder em caso de intoxicação: 0800 722 6001.

Fonte: G1

save
Resposta ao Termo de Intimação

Resposta ao Termo de Intimação

content_copy
Cópia de PAF

Cópia de PAF

newspaper
Recurso de Auto Infração

Recurso de Auto Infração

info
Defesa de Auto de Infração

Defesa de Auto de Infração

history
Alteração de Horário

Alteração de Horário

sync
IRT

Ingresso de Responsabilidade Técnica.




Redes Sociais

topo