Free cookie consent management tool by TermsFeed

Utilize o teclado para navegar, com Ctrl + nº da tecla

  Menu   Conteúdo   Busca   Lei Geral de Proteção de Dados   Acessibilidade
  Fonte Maior   Fonte Maior   Fonte Padrão
  Cor Original   Contraste
Notícias

Frente em Defesa das Análises Clínicas será oficializada nesta quinta


Data de publicação: 26 de novembro de 2015

Lançada durante o 42º Congresso Brasileiro de Análises Clínicas, no Riocentro, Rio de Janeiro (RJ), no mês de junho, a Frente Parlamentar em Defesa das Análises Clínicas será oficializada nesta quinta-feira, dia 26 de novembro, na Câmara dos Deputados. A solenidade será realizada às 8 horas, no Plenário 16, Anexo II. Pelo Conselho Federal de Farmácia (CFF), estarão presentes os diretores, integrantes da Assessoria e da Comissão Parlamentares do conselho e os conselheiros federais de Farmácia. Também estão confirmadas as presenças de diretores dos conselhos regionais de Farmácia.

A frente é coordenada pelo deputado federal Ronaldo Nogueira e já tem a adesão de mais de 200 parlamentares. O seu objetivo é propor iniciativas para o fortalecimento do setor, que conta, hoje, com mais de 12 mil estabelecimentos e dez grandes corporações. Embora seja um setor fundamental às redes de saúde – 70% a 80% das decisões médicas se apoiam em resultados de exames laboratoriais – as despesas com esses atendimentos representam apenas 10% do gasto total das operadoras de planos de saúde. Isso, apenas para citar um exemplo.

A defasagem da remuneração é ainda mais visível no Sistema Único de Saúde (SUS). Há mais de 20 anos, os valores pagos pelo sistema não são revistos. Um exame de glicose sai por R$ 1,85. “O Ministério da Saúde já tem em mãos o resultado de levantamento de custos feito pela Sociedade Brasileira da Análises Clínicas (Sbac) e o Departamento de Laboratórios da Confederação Nacional da Saúde, que demonstra o grande prejuízo ao qual estão submetidos os estabelecimentos prestadores de serviços para a rede pública. Junto com este levantamento foi entregue um pedido de revisão da tabela, o que é urgente e fundamental à continuidade dos serviços”, comenta a coordenadora do Grupo de Trabalho (GT) sobre Análises Clínicas do CFF, Lenira da Silva Costa.

A nova Frente Parlamentar vai trabalhar também pela desoneração dos laboratórios de análises clínicas. De acordo com dados apresentados pela Sbac, os laboratórios têm de 25% a 30% de seu faturamento mensal comprometido com mais de dez tributos diferentes. Para Gilcilene Chaer, integrante da Comissão Parlamentar do CFF, que também atua na área de análises clínicas, a frente é uma iniciativa pertinente, que vai atuar em defesa de causas legítimas e que, por isso, merece todo o apoio. "Trata-se de uma estratégia que comprovadamente proporciona resultados, conforme temos comprovado por meio de outra frente já em atuação no Congresso, a Frente Parlamentar em Defesa da Assistência Farmacêutica."

O CFF está participando ativamente do processo de criação da Frente Parlamentar em Defesa das Análises Clínicas, por meio de sua Assessoria e de sua Comissão Parlamentares. O presidente do CFF, Walter da Silva Jorge João, destaca que a mobilização é necessária para promover a valorização do segmento e vencer o desequilíbrio que há entre a qualidade dos serviços de análises clínicas prestados ao SUS e o reconhecimento que os laboratórios recebem do Estado. “Estou confiante no trabalho da nova frente para a reversão deste quadro de desvalorização que impera hoje, com uma tabela de valores de procedimentos que não é reajustada há mais de 20 anos”, comentou Walter Jorge João.

Fonte: CFF


topo