Free cookie consent management tool by TermsFeed

Utilize o teclado para navegar, com Ctrl + nº da tecla

  Menu   Conteúdo   Busca   Lei Geral de Proteção de Dados   Acessibilidade
  Fonte Maior   Fonte Maior   Fonte Padrão
  Cor Original   Contraste
Notícias

Mudam atribuições do Farmacêutico no âmbito das Comissões de Farmácia e Terapêutica


Data de publicação: 10 de dezembro de 2015

Já estão valendo as alterações aprovadas na última reunião plenária do Conselho Federal de Farmácia (CFF) para os artigos 1º e 2º da Resolução/CFF nº 449, de 24 de outubro de 2006, que dispõe sobre as atribuições do Farmacêutico na Comissão de Farmácia e Terapêutica. A principal mudança é que, a partir de agora, passa a ser obrigatória a participação do profissional farmacêutico nas Comissões de Farmácia e Terapêutica nos hospitais.

O Conselheiro Federal de Farmácia pelo Rio Grande do Sul, Josué Schostack, que contribuiu para a elaboração da norma, observa que as mudanças na resolução referem-se a atualização das atividades do Farmacêutico hospitalar, adequando-as ao momento da Farmácia Hospitalar no Brasil. "A nova redação também define a obrigatoriedade da Comissão de Farmácia e Terapêutica como instrumento de uso racional dos medicamentos e como instrumento de racionalização de custos hospitalares, pela redução de elenco de medicamentos disponíveis a prescrição médica, no hospital".

A Comissão de Farmácia e Terapêutica é a instância multiprofissional, consultiva, deliberativa e educativa dentro de hospitais e outros serviços de saúde, responsável pela condução do processo, utilização, acompanhamento e avaliação do uso dos medicamentos e produtos para saúde, tendo atribuições e responsabilidades definidas em Regimento Interno.


topo