Free cookie consent management tool by TermsFeed

Utilize o teclado para navegar, com Ctrl + nº da tecla

  Menu   Conteúdo   Busca   Lei Geral de Proteção de Dados   Acessibilidade
  Fonte Maior   Fonte Maior   Fonte Padrão
  Cor Original   Contraste
Notícias

STJ diz que atribuição de Conselhos de Farmácia é fiscalizar e autuar farmácias


Data de publicação: 18 de dezembro de 2015

Na última reunião do ano realizada na quarta-feira (9/12), a 1ª Seção do Superior Tribunal de Justiça (STJ), responsável por pacificar questões de direito público, aprovou nove novas súmulas, entre elas o verbete de nº 561 que diz: “Os Conselhos Regionais de Farmácia possuem atribuição para fiscalizar e autuar as farmácias e drogarias quanto ao cumprimento da exigência de manter profissional legalmente habilitado (farmacêutico) durante todo o período de funcionamento dos respectivos estabelecimentos”.

Na prática, a súmula representa o entendimento pacificado sobre determinada matéria em virtude de decisões reiteradas no mesmo sentido, ou seja, servirá de parâmetro para outros juízes e desembargadores.

A súmula originou-se com o julgamento do Recurso Especial representativo da controvérsia nº 1.382.751/MG, ocasião em que fora confirmada a competência dos Conselhos Regionais para fiscalizar as farmácias e impor penalidades no caso de descumprimento do dever legal de manter assistência farmacêutica permanente.

A súmula foi aprovada mediante a série de ações que tramitam ou tramitaram e envolvam os conselhos regionais de Farmácia de todo o país, sejam como réus ou autores da ação.

sync
IRT

Ingresso de Responsabilidade Técnica.

upload_file
Baixa de Responsabilidade Técnica

Baixa de Responsabilidade Técnica

folder
Registro

Registro

info
Defesa de Auto de Infração

Defesa de Auto de Infração

save
Resposta ao Termo de Intimação

Resposta ao Termo de Intimação

history
Alteração de Horário

Alteração de Horário




Redes Sociais

topo