Notícias
Ministério da Saúde lança manual para microcefalia
Fonte: O Estado de S.Paulo
Data de publicação: 14 de janeiro de 2016
Fotos: Thinkstock
Os cuidados que devem ser dispensados para crianças com microcefalia, do nascimento até os 3 anos, são tema de um manual lançado ontem pelo Ministério da Saúde. Voltado para profissionais, o material traz orientações que permitem a preparação de um programa de estimulação precoce, considerada essencial para o melhor desenvolvimento de bebês.
A má-formação, considerada rara, teve uma explosão de casos no País desde setembro.Dados do Ministério da Saúde mostram que até semana passada foram registrados 3.530 casos suspeitos da doença, distribuídos em 724 municípios, de 21 Estados. Estão também em investigação 46 mortes.
Diante do aumento da demanda, o Ministério da Saúde decidiu ampliar o número de centros credenciados para fazer o atendimento. Desde dezembro, 12 unidades foram credenciadas. Há a expectativa de que outras 65 sejam incluídas no Sistema Único de Saúde. O secretário de Atenção à Saúde, Alberto Beltrame,estima que,com a ampliação do número de casos, será preciso aumentarem R$5 milhões a verba destinada para o atendimento de pacientes. De acordo com a pasta,atualmente existem 1.543 serviços de reabilitação.
Como o Estado informou ontem, será lançado também um curso a distância para capacitar fisioterapeutas, fonoaudiólogos, terapeutas, psicólogos e médicos.
event
Workshop Online sobre Currículo Lattes | UEM - Universidade Estadual de Maringá
Workshop Online sobre Currículo Lattes | UEM - Universidade Estadual de Maringá
13 de janeiro de 2025