Free cookie consent management tool by TermsFeed

Utilize o teclado para navegar, com Ctrl + nº da tecla

  Menu   Conteúdo   Busca   Lei Geral de Proteção de Dados   Acessibilidade
  Fonte Maior   Fonte Maior   Fonte Padrão
  Cor Original   Contraste
Notícias

SESA-PR lança nova tecnologia de análise de exames para dengue, zika e chikungunya


Data de publicação: 5 de fevereiro de 2016

A Secretaria de Estado da Saúde anunciou nesta sexta-feira (05/02) a ampliação da capacidade de análise do Laboratório Central do Estado (Lacen) para exames de diagnóstico de dengue, zika e chikungunya. O Secretário Estadual da Saúde, o farmacêutico Dr. Michele Caputo Neto, anunciou a notícia em uma coletiva de imprensa que reuniu a equipe técnica do Lacen, da vigilância da Dengue, Zika e Chikungunya e da Comissão Estadual de Infectologia com o objetivo de explicar a importância dos novos exames disponibilizados no Paraná.

A nova tecnologia é pioneira no país e vai possibilitar a ampliação dos exames e, principalmente, o diagnóstico de zika vírus que atualmente só é feito pela Fiocruz. O novo exame, intitulado Multiplex, oferece resultado simultâneo, confere mais agilidade, redução de custo e vai possibilitar a realização de 280 testes por dia – antes só era possível realizar 40 testes/dia.

À frente das pesquisas e descoberta do Multiplex estão quatro Farmacêuticas: Dra. Irina Riediger, Dra. Alix Mazzetto, Dra. Mayra Presibella Giacomini e Dra. Maria do Carmo Debur Rossa.

O Conselho Regional de Farmácia do Estado do Paraná parabeniza o Lacen e, principalmente, as Farmacêuticas envolvidas nesse excelente trabalho que, certamente, vai ajudar no enfrentamento das doenças causadas pelo Aedes aegypti e salvar muitas vidas. 

Fonte: Comunicação CRF-PR

folder_open
Solicitações de Documentos

Documentos

history
Alteração de Horário

Alteração de Horário

sync
IRT

Ingresso de Responsabilidade Técnica.

save
Resposta ao Termo de Intimação

Resposta ao Termo de Intimação

content_copy
Cópia de PAF

Cópia de PAF

newspaper
Recurso de Auto Infração

Recurso de Auto Infração




Redes Sociais

topo