Free cookie consent management tool by TermsFeed

Utilize o teclado para navegar, com Ctrl + nº da tecla

  Menu   Conteúdo   Busca   Lei Geral de Proteção de Dados   Acessibilidade
  Fonte Maior   Fonte Maior   Fonte Padrão
  Cor Original   Contraste
Notícias

Audiência Pública debaterá uso de gordura trans em alimentos industrializados


Data de publicação: 8 de março de 2016

Qual a melhor forma de atuação regulatória sobre uso de gordura trans industrial em alimentos? Este é o tema da Audiência Pública que ocorrerá no dia 28 de março, na sede da Anvisa, em Brasília. A reunião foi aprovada pela Diretoria Colegiada da Agência em razão da crescente demanda da sociedade para a adoção de medidas regulatórias mais efetivas para redução dessa gordura nos produtos.

O objetivo da Diretoria é obter informações adicionais sobre o uso de gordura trans industrial em alimentos e ampliar o conhecimento sobre o impacto das diferentes alternativas regulatórias disponíveis.

A Audiência é aberta ao público. Especialmente, aqueles envolvidos na produção e uso da gordura e suas alternativas tecnológicas em alimentos em pesquisas sobre o consumo e os efeitos na saúde da substância e na avaliação da efetividade de diferentes medidas regulatórias sobre o tema.

Os interessados em comparecer à Audiência Pública devem solicitar sua inscrição, informando o nome, a instituição que representam e o telefone de contato, por meio do e-mail: geare@anvisa.gov.br. As participações estão limitadas 240 lugares, capacidade do Auditório da Agência.

Alimentos industrializados

A gordura trans industrial é encontrada principalmente na gordura parcialmente hidrogenada. O ingrediente é utilizado na formulação de diversos tipos de alimentos industrializados, como margarinas, biscoitos, massas instantâneas, sorvetes, chocolates, pratos congelados e pipoca de micro-ondas.

O consumo dessa gordura aumenta o risco de doenças cardiovasculares. Diante da possibilidade de dano à saúde, a Organização Mundial de Saúde (OMS) passou a recomendar aos governos a adoção de medidas regulatórias destinadas a eliminar essa substância dos alimentos. Desde então, o uso de gordura trans industrial em alimentos tem sido uma preocupação da Anvisa.

A Agência já publicou regulamentos de rotulagem nutricional de alimentos para garantir que os consumidores brasileiros tenham acesso a informações sobre quantidade dessa substância nos alimentos, contribuindo para escolhas alimentares mais saudáveis. Os regulamentos também forneceram um incentivo para que as indústrias de alimentos passem a adotar iniciativas voluntárias de reformulação, reduzindo a quantidade de gordura trans em seus produtos.

No entanto, apesar dos avanços obtidos, levantamentos revelam que o mercado nacional ainda possui muitos produtos industrializados com adição de gordura trans industrial e que o consumo médio de gordura trans pela população brasileira ainda é elevado.

Dados do evento:
Data: 28 de março de 2016
Horário: 8h30 às 18 horas
Local: Sede da Anvisa, Auditório ( Setor de Indústria e Abastecimento - SIA - Trecho 5 Área Especial 57, Brasília/DF).

Fonte: Anvisa

 


upload_file
Baixa de Responsabilidade Técnica

Baixa de Responsabilidade Técnica

sync
IRT

Ingresso de Responsabilidade Técnica.

content_copy
Cópia de PAF

Cópia de PAF

history
Alteração de Horário

Alteração de Horário

save
Resposta ao Termo de Intimação

Resposta ao Termo de Intimação

folder
Registro

Registro




Redes Sociais

topo