Free cookie consent management tool by TermsFeed

Utilize o teclado para navegar, com Ctrl + nº da tecla

  Menu   Conteúdo   Busca   Lei Geral de Proteção de Dados   Acessibilidade
  Fonte Maior   Fonte Maior   Fonte Padrão
  Cor Original   Contraste
Notícias

CPI dos Crimes Cibernéticos debate nesta quinta a venda de remédios abortivos pela internet


Data de publicação: 17 de março de 2016

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Crimes Cibernéticos tem audiência pública nesta quinta-feira (17) para discutir a venda de medicamentos abortivos pela internet. O debate foi solicitado pelo deputado Flavinho (PSB-SP).

O parlamentar argumenta que há páginas na internet que promovem a venda irrestrita de medicamentos abortivos e divulgam informações de incentivo ao aborto, colocando em risco a saúde de mulheres, nascituros e famílias.

Para o deputado, a divulgação e a venda de medicamentos abortivos por meio da internet denotam falhas nos sistemas de segurança, alfandegário, no sistema de fiscalização sanitária e nos critérios de registro de encomendas do serviço postal, por isso o debate é essencial.

“Parece prudente ouvir os convidados, para compreender o problema e encontrar soluções e, eventualmente, identificar responsáveis pelas condutas”, avalia.

Legislação

De acordo com o Código Penal (Decreto-Lei 2.848/40), as únicas hipóteses permitidas para o aborto são o aborto necessário (realizado se não houver outro meio de salvar a vida da gestantes) e o aborto praticado no caso de gravidez resultante de estupro, se houver consentimento da gestantes.

O Código Penal tipifica as outras práticas consideradas condutas criminosas:

- praticar o auto-aborto ou consentir a prática (prevê pena de detenção, de um a três anos);
- provocar aborto, sem o consentimento da gestante (pena de reclusão, de três a dez anos); e
- provocar aborto com o consentimento da gestante (pena de reclusão, de um a quatro anos).

Esta última hipótese pode ser penalizada com reclusão, de três a dez anos, se a gestante não for maior de 14 anos, se for interditada judicialmente ou apresentar deficiência intelectual ou, ainda, se o consentimento for obtido mediante fraude, grave ameaça ou violência.

Convidados

- o gerente corporativo de Gestão do Portifólio de Encomendas/Vice-Presidência de Encomendas dos Correios, Antonio Carlos França Kruel;
- o gerente corporativo de Negócios Internacionais de Importação/Vice-Presidência de Logística dos Correios, Nailton Alves de Oliveira;
- a gerente corporativa de Prevenção e Apuração de Ilícitos/Vice-Presidência Corporativa dos Correios, Marileide Almeida Santos;
- o responsável pelo Parqueamento dos Equipamentos de Segurança no controle de objetos proibidos e perigosos/Vice-Presidência Corporativa dos Correios, José Jorge Silva da Costa;
- representante do Ministério da Saúde; e
- representante do Departamento de Polícia Federal.

A reunião ocorrerá no plenário 5, a partir das 10 horas.

Fonte: Câmara dos Deputados

 


folder
Registro

Registro

upload_file
Baixa de Responsabilidade Técnica

Baixa de Responsabilidade Técnica

content_copy
Cópia de PAF

Cópia de PAF

save
Resposta ao Termo de Intimação

Resposta ao Termo de Intimação

sync
IRT

Ingresso de Responsabilidade Técnica.

newspaper
Recurso de Auto Infração

Recurso de Auto Infração




Redes Sociais

topo