Mesa-Redonda Atividades Farmacêuticas e Direitos Trabalhistas em Maringá

Data de publicação: 5 de abril de 2016

A Mesa-Redonda Atividades Farmacêuticas e Direitos Trabalhistas aconteceu no último dia 4 de abril, em Maringá. Com a presença de 28 farmacêuticos, o evento teve o objetivo de atender uma recomendação do Ministério Público do Trabalho, que determinou que o CRF-PR informasse aos profissionais de sua jurisdição sobre os direitos trabalhistas e os principais problemas enfrentados pela categoria.

A exposição começou com uma apresentação da Assessora Jurídica do Sindicato dos Farmacêuticos do Estado do Paraná (Sindifar-PR), na qual explicou sobre os problemas trabalhistas da categoria e as armadilhas que alguns proprietários aplicam nos farmacêuticos.

Dr. Arnaldo Zubioli, Presidente do CRF-PR, em seu discurso, apontou que a função do Conselho de Farmácia é proteger a profissão farmacêutica, dessa forma executando o trabalho do Departamento de Fiscalização. Além disso, Dr. Arnaldo explicou que o farmacêutico deve assumir a verdadeira responsabilidade técnica do estabelecimento, ou seja, deve descrever as atividades a serem exercidas e caso o proprietário contrarie as orientações técnicas do profissional, deve ser denunciado tanto ao CRF-PR quanto ao Sindifar-PR.

No evento foi possível observar que existe um trabalho conjunto entre o Sindicato e Conselho, e que para a profissão possa avançar, é preciso que os farmacêuticos assumam seu papel como profissional da saúde e exerçam suas atividades com dignidade.

Fonte: Assessoria de Comunicação - CRF-PR