Free cookie consent management tool by TermsFeed

Utilize o teclado para navegar, com Ctrl + nº da tecla

  Menu   Conteúdo   Busca   Lei Geral de Proteção de Dados   Acessibilidade
  Fonte Maior   Fonte Maior   Fonte Padrão
  Cor Original   Contraste
Notícias

ONU cria fundo de resposta para financiar combate ao vírus zika e fortalecer ações da OMS


Fonte: ONUBR
Data de publicação: 18 de maio de 2016

Para combater a epidemia de zika, o secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, anunciou na última sexta-feira (6) a criação de um Fundo de Financiamento Multiparceiros de Resposta ao vírus. Com a iniciativa, o chefe da ONU espera garantir que recursos sejam liberados de forma rápida para fortalecer as ações de agências das Nações Unidas e parceiros contra a proliferação da doença.

A verba do Fundo vai ajudar na implementação de projetos nacionais e do Quadro de Resposta Estratégico e Plano de Operações Conjuntas – plano elaborado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para investigar os casos de microcefalia e outras complicações neurológicas associados ao zika.

O programa previa o investimento de 56 milhões de dólares que seriam fornecidos pela comunidade internacional, mas as contribuições cobrem atualmente apenas 26% do solicitado. As contribuições de doadores serão encaminhadas para a avaliação de um Comitê Consultivo que vai direcionar recursos para as atividades mais prioritárias nos países afetados.

Vídeo: Um ano desde o surto de vírus zika e doenças associadas

Desde janeiro de 2015, 61 países e territórios registraram casos de transmissão autóctone do vírus zika. A epidemia em alguns locais veio acompanhada de um aumento nas ocorrências de microcefalia e outras malformações congênitas e da síndrome de Guillain-Barré – o que levou a OMS em fevereiro de 2016 a declarar o surto de condições neurológicas “uma emergência de saúde pública de preocupação internacional”.

A partir de pesquisas conduzidas em diferentes partes do mundo, já foi estabelecido um consenso científico de que existe uma associação causal entre o zika e essas condições neurológicas. O Brasil concentra o maior número de casos confirmados de microcefalia e outras alterações do sistema nervoso, sugestivos de infecção congênita,em todo o país – um total de 1.271, segundo o último boletim do Ministério da Saúde.

Estados-membros, organizações regionais e intergovernamentais, empresas e indivíduos podem fazer doações clicando aqui. Acompanhe o tema em https://nacoesunidas.org/tema/zika

Se preferir, leia também a matéria em francês clicando aqui.


topo