Free cookie consent management tool by TermsFeed

Utilize o teclado para navegar, com Ctrl + nº da tecla

  Menu   Conteúdo   Busca   Lei Geral de Proteção de Dados   Acessibilidade
  Fonte Maior   Fonte Maior   Fonte Padrão
  Cor Original   Contraste
Notícias

Paraná atinge marca de 50 mil casos de dengue


Data de publicação: 9 de junho de 2016

Desde agosto de 2015, 50.333 pessoas já foram diagnosticadas com dengue no Paraná. Pouco mais de 93% dos casos confirmados no estado são autóctones - isto é, quando os pacientes foram contaminados na própria cidade onde vivem. Os dados foram divulgados pela Secretaria do Estado da Saúde (Sesa) nesta terça-feira (07).

Em uma semana, 1.032 novos casos foram confirmados pela Sesa. O novo boletim epidemiológico mostra ainda que 311 dos 399 municípios do Paraná tiveram casos confirmados da doença. As notificações atingem um número ainda maior de cidades: são 380. Não foram confirmadas novas mortes. Até agora, 57 pessoas morreram por causa da doença no Paraná.

O número de cidades com epidemia de dengue subiu de 77 para 79. A epidemia, de acordo com o índice da Organização Mundial da Saúde (OMS), se configura quando o número de casos atinge o índice de mais de 300 casos para cada 100 mil habitantes.
A cidade de Paranaguá, no Litoral do estado, foi a que mais teve casos registrados -- foram 16.264 desde agosto de 2015. Só na cidade, 28 pessoas morreram vítimas da dengue de acordo com os dados da Sesa.

Zika e Chikungunya

O boletim também mostra os novos números de zika e chikungunya no estado. Dois novos casos de zika foram confirmados pela secretaria, somando 316 no total. Destes, 212 são auctóctones e 104 importados, quando o paciente é contaminado fora da cidade onde mora.

Os casos de chikungunya não aumentaram na última semana. São 72 no total, e mais de 90% dos casos são importados. Apenas sete casos confirmados no estado são autóctones.

Fonte: Gazeta do Povo


topo