Hospital de Clínicas da UFPR celebra aniversário em cerimônia oficial

Data de publicação: 8 de agosto de 2016

O Hospital de Clínicas (HC) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) foi inaugurado em 05 de agosto de 1961 pelo, à época presidente, Jânio Quadros. De lá para cá, foram 55 anos de história que elevaram a instituição em o maior hospital universitário do estado do Paraná e o terceiro do país. Para comemorar a data, no dia do seu aniversário, 05 de agosto, foi realizada uma cerimônia oficial com autoridades internas e de todo o estado.

“Dar as boas-vindas no 55º Aniversário do HC é uma felicidade muito grande e, ainda, poder contar com todos os senhores e senhoras aqui, nesta maravilhosa comemoração. Durante esse tempo de atividade, a instituição nunca fechou serviço algum ”, enfatizou o superintende do Complexo HC, Flavio Tomasich.

O Serviço de Capelania do Hospital, através do Padre Gilmar Antonio Aguiar e do Pastor Jonathan Lebedieff dos Santos, ministrou uma benção ecumênica especialmente para os pacientes e colaboradores da Instituição. “Que o Senhor continue abençoando as equipes médicas e todas as ações desta casa”, disse Jonathan.

Para o reitor da UFPR, Zaki Akel Sobrinho, este momento é um marco no final de suas duas gestões a frente da Universidade centenária. Ele fez um percurso histórico dos seus primeiros contatos com a instituição, desde quando seu irmão Ricardo Akel foi diretor e dos seus oito anos de reitoria, junto com seu vice-reitor, Rogério Mulinari. “Foi uma época de muito respeito e trabalho”. Falou de suas lutas em prol da manutenção dos empregos dos funcionários Funpar e das necessidades do Hospital. “Tem sido uma aventura e uma ventura, pois o HC é o maior hospital público do estado... o Hospital é nosso. É um orgulho!”, frisou.

Na ocasião, foi lançada a campanha publicitária “HC 55 Anos - Somando Esperanças”, elaborada pela Agência Guarda-Chuva. A empresa contou com o apoio da Associação dos Amigos do HC e de empresas de mídia urbana, as quais vão ceder espaços para exposições em outdoors e mobiliários urbanos, além de veiculação em rádios e televisões, conforme disponibilidades. A campanha foi apresentada pelas Mona Malimann e Evelyn Ernesti, que detalharam todo o caráter humanístico da mesma centrada no tema “Esperança” (Veja nos anexos, abaixo, alguns dos materiais produzidos )

A festa teve a participação artística do Projeto Cordas do Paraná com apresentações das Orquestras de Cordas de Tunas do Paraná e Pinhais. Ao final, os presentes cantaram o tradicional “Parabéns a você”, entoada pelas crianças do CEI Pipa Encantada e com a distribuição de bolo proporcionado pelo Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria do Paraná (SIPCEP).

Autoridades

Se fizerem presentes personalidades e autoridades paranaenses. Entre elas, a secretária da Família e Desenvolvimento Social e primeira-dama do estado, Fernanda Richa; os secretários municipais de Saúde, César Titton, e do Esporte, Lazer e Juventude, Jaina Neura; presidentes das entidades de classe Simone Peruzzo, do Coren-PR - Conselho Regional de Enfermagem; Luiz Ernesto Pujol, do do CRM-PR - Conselho Regional de Medicina; e, Sonia Maria Dorneles, do CRF-PR - Conselho Regional de Farmácia; das instituições de apoio Luiz Rogério Farias, da Fundação da UFPR (Funpar); Euclides Scalco, dos Amigos do HC; Betina Muradás, do Instituto TMO; e, Mariza Del Claro, da APACN - Associação Paranaense de Apoio à Criança com Neoplasia. Também estiveram presentes, da UFPR, o vice-reitor, Rogério Mulinari; a diretora do Setor de Ciências da Saúde, Claudete Reggiani; e o pró-reitor de Administração, Edelvino Razzolini Filho; os ex-diretores gerais do HC, Giovanni Loddo e Luiz Carlos Sobânia; o médico mais antigo do Hospital, Hélio Germiniani; além de colaboradores, gerentes e chefias.

Semana Comemorativa

Durante a semana toda, teve eventos comemorativas. Começou a segunda-feira, 02, com o Dia da Beleza e o show da banda Proerd do Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária (BPEC). Na terça-feira, 03, o vocalista da banda Relespública, Fábio Elias, executou sucesso da mpb, rock nacional e internacional e música sertaneja, no estilo “um banquinho e um violão”. A emoção tomou conta na quarta-feira, 03, em que as crianças vítimas de câncer que são tratadas no ambulatório de Hematopediatria do HC apresentaram músicas, balé, bijuterias e capoeira. Todo esse material criativo é do projeto CriArte que o Hospital oferece às mesmas. Na quinta-feira, 04, Rogério Cordoni revive Elvis Presley em suas inesquecíveis interpretações.

Fonte: HC - UFPR