Paraná inicia campanha inédita de vacinação contra a dengue

Data de publicação: 15 de agosto de 2016

O Governo do Paraná iniciou neste sábado (13) a primeira campanha pública de vacinação contra a dengue das Américas. Nesta primeira etapa, a expectativa é imunizar cerca de 500 mil pessoas com a primeira dose da vacina. O objetivo é proteger a população de 30 municípios prioritários, que registraram as piores epidemias da doença nos últimos cinco anos.

De acordo com o governador em exercício, Ademar Traiano, a iniciativa pioneira do Paraná coloca o Estado na vanguarda da saúde pública mundial. "Graças à coragem e sensibilidade do governador Beto Richa, o Paraná sai na frente e oferta de forma gratuita uma vacina contra a dengue à população. Trata-se de uma ação que contribuirá para que inúmeras vidas sejam salvas", ressaltou Traiano, durante o lançamento do "Dia D" de vacinação em Maringá.

Com a campanha, o Estado também se torna o segundo local do mundo aplicar a vacina contra a dengue na rede pública de saúde. O primeiro havia sido as Filipinas, em fevereiro deste ano, com a imunização de crianças. "Isso mostra que a política de saúde é levada a sério pelo Paraná. Investir em vacinas significa pensar em prevenção e qualidade de vida", declarou o governador em exercício, lembrando que somente a aquisição desta primeira dose o Estado investiu cerca de R$ 50 milhões.

Impacto

Estudos epidemiológicos da empresa produtora da vacina, a Sanofi Pasteur, apontam que, em cinco anos, a vacinação em massa pode reduzir em até 74% o número de casos de dengue nas cidades contempladas. Estima-se ainda que a medida diminua em 80% o número de hospitalizações e em 93% o número de casos graves da doença.

O secretário estadual da Saúde, Michele Caputo Neto, explica que a decisão de vacinar os paranaenses reforça a estratégia de controle da doença no Estado. "O enfrentamento à dengue é uma guerra e a vacina é mais uma arma que estamos disponibilizando para esta luta. É importante que as pessoas que estão nos grupos prioritários sejam imunizados, mas também não podemos nos esquecer de cuidar do nosso lixo doméstico e evitar que o mosquito se prolifere", destacou.

Somente entre agosto de 2015 e julho de 2016, aproximadamente 56 mil casos e 61 mortes foram registradas por dengue no Estado. Os 30 municípios da campanha, juntos, concentraram 80% das ocorrências, além de 93% dos casos graves e 82% das mortes. "As estatísticas demonstram que era preciso fazer algo a mais para o controle da dengue no Estado. Por isso, não medimos esforços para implantar esta nova estratégia, que com certeza será modelo para o país e para o mundo", enfatizou Caputo Neto.

A Secretaria de Estado da Saúde alerta que a vacina é uma nova ferramenta para o combate à dengue, mas a população não deve deixar de fazer a sua parte e eliminar os criadouros do mosquito. O Aedes aegypti também transmite doenças graves que não são protegidas pela vacina, como o zika vírus e a febre chikungunya.

Campanha

Iniciada simultaneamente em 30 municípios neste sábado, a campanha segue até o dia 3 de setembro em 164 unidades de saúde. Em Assaí e Paranaguá, as doses estão disponíveis aos moradores com idade entre 9 e 44 anos, 11 meses e 29 dias. Já nas demais 28 cidades, a vacina será aplicada em pessoas na faixa etária entre 15 e 27 anos, 11 meses e 29 dias.

No momento da vacinação é preciso apresentar documento pessoal de identificação com foto e comprovante de residência. Quem já realizou o pré-cadastro pela internet também necessita levar os documentos para comprovar as informações registradas no sistema.

Até o meio-dia deste sábado, 'Dia D' da campanha, cerca de 5 mil paranaenses já haviam sido imunizados contra a dengue. A meta é atingir, ao final da mobilização, pelo menos 80% do público-alvo, estimado em 500 mil pessoas. A boa cobertura vacinal é essencial para a efetividade da estratégia de imunização, visto que quanto mais pessoas vacinadas, menor será a circulação viral da doença no Paraná.

Um dos primeiros maringaenses a serem imunizados contra a dengue neste sábado foi o atleta Arthur Diego Mariano Lanci, campeão mundial sub-19 de vôlei de praia. Com 20 anos, Arthur faz parte do grupo prioritário da campanha e inclusive já tinha contraído dengue em Maringá. "Nós atletas temos que dar o exemplo e por isso vim aqui para tomar a vacina e convocar as pessoas que têm direito. Todos que já pegaram dengue sabem o quanto ela é perigosa. Eu mesmo fiquei de cama e espero nunca mais passar por uma situação como aquela", revelou.

Segurança

Para o diretor-geral da Sanofi Pasteur no Brasil, Hubert Guarino, a vacina é segura e concede proteção contra os quatro tipos de vírus circulantes da dengue no país. "Foram mais de 20 anos de estudos para se chegar a esta vacina, que tem eficácia global de 66%. Hoje podemos finalmente dizer que a dengue entra no rol de doenças preveníveis", afirmou ele, que também destacou o pioneirismo do Paraná em garantir o acesso da população a inovações tecnológicas na área da saúde.

A solenidade que marcou o início da campanha em Maringá também contou com a presença do deputado federal, Luciano Ducci; dos deputados estaduais, Plauto Miró e Bernardo Ribas Carli; do secretário executivo do Ministério da Saúde, Antônio Carlos Nardi; do secretário estadual do Planejamento, Cyllêneo Pessoa Pereira Júnior; do Coordenador da Região Metropolitana de Maringá, João Carvalho; do chefe da 15 ª Regional de Saúde, Jales Cardoso; e do secretário municipal de Saúde de Maringá, Ênio Molina.

Fonte: Secretaria da Saúde