CRF-PR recebe homenagem durante Sessão Especial na Assembleia

5.jpg
2.jpg
1.jpg

Trabalhadores e lideranças foram homenageados com o Prêmio Personalidades Empreendedoras do Paraná durante uma sessão solene, que aconteceu na Assembleia Legislativa do Estado, na noite de quinta-feira, dia 02/05. A cerimônia marcou as comemorações do Dia Internacional do Trabalho.

Na ocasião foram homenageados trabalhadores de diversos segmentos, profissionais que se destacaram com suas histórias e atuações em suas atividades pela excelência dos serviços prestados.

O presidente do CRF-PR, Dr. Márcio Augusto Antoniassi, e a gerente do Centro de Informação sobre Medicamentos, Dra. Karin Zaros, receberam a homenagem e no momento também representaram a força do trabalho de todos os farmacêuticos paranaenses. Dr. Márcio é farmacêutico e atua em farmácia de dispensação desde 1982, é proprietário de farmácia desde 1992 e está a frente do CRF-PR, entidade com mais representatividade da classe no estado, em sua segunda gestão. Dra. Karin é servidora de carreira do CRF-PR desde 2017 e recentemente assumiu a gerência de um setor estratégico do Conselho. O CIM-CRF-PR, onde atuam mais dois farmacêuticos, é definido como unidade operacional que proporciona informação técnico-científica sobre medicamentos de forma objetiva aos profissionais farmacêuticos.

O deputado Ney Leprevost, que presidiu a solenidade afirmou ser “mais do que justo reconhecer o esforço diário de quem contribui, através do seu trabalho, para o avanço do Paraná”, disse.

A solenidade foi transmitida ao vivo pela TV Assembleia e redes sociais oficiais da ALEP, para assistir, clique aqui.

História

O Dia do Trabalho, ou Dia do Trabalhador, é celebrado em vários países do mundo em 1º de maio, dia que é feriado no Brasil e em mais cerca de 80 países. Um passo marcante em direção as melhorias reivindicadas pelos trabalhadores foi dado justamente no dia 1º de maio de 1940, quando o presidente Getúlio Vargas instituiu o salário mínimo no país.

No mesmo dia, só que um ano depois (em 1941), foi criada a Justiça do Trabalho. E, em 1º de maio de 1943 foi anunciada a Consolidação das Leis de Trabalho (CLT). A CLT de Vargas, que acaba de completar 81 anos, compilou os primeiros direitos trabalhistas e também criou outras garantias.

Importante citar que as primeiras leis trabalhistas do Brasil surgiram nas décadas de 1910 e 1920, na Primeira República, depois que operários de diferentes categorias fizeram greves para pressionar o empresariado e o poder público por direitos hoje corriqueiros, como o descanso no fim de semana.

A mais célebre delas foi a grande greve de 1917, que paralisou a cidade de São Paulo. Já a Lei federal nº 662/1949 (que teve a redação alterada pela Lei nº 10.607/2002) estabelece o dia 1º de maio como feriado nacional, assegurando que os trabalhadores tenham um dia dedicado a eles e às suas lutas.