Free cookie consent management tool by TermsFeed

Utilize o teclado para navegar, com Ctrl + nº da tecla

  Menu   Conteúdo   Busca   Lei Geral de Proteção de Dados   Acessibilidade
  Fonte Maior   Fonte Maior   Fonte Padrão
  Cor Original   Contraste
Notícias

956ª Reunião Plenária: a primeira de 2025 é marcada por homenagens, debates e fortalecimento da classe farmacêutica


Data de publicação: 27 de janeiro de 2025

WhatsApp Image 2025-01-27 at 17.04.41 (3).jpeg
WhatsApp Image 2025-01-27 at 17.04.41 (2).jpeg
WhatsApp Image 2025-01-27 at 17.04.41 (1).jpeg
WhatsApp Image 2025-01-27 at 17.04.41.jpeg
plenaria-vera.jpg
plenaria-homenagem70anos.jpg
plenaria-lidiane.jpg
plenaria=crf=12.jpg
plenaria-crf-11.jpg
plenaria-crf-10.jpg
plenaria=crf=9.jpg
plenaria-crf-8.jpg
plenaria-crf-7.jpg
plenaria-crf-6.jpg
plenaria-crf5.jpeg
plenaria-crf4.jpg
plenaria-crf-3.jpeg
plenaria-crf-2.jpeg
plenaria-crf.jpeg

Nos dias 23 e 24 de janeiro, o CRF-PR realizou sua primeira Reunião Plenária de 2025, na sede da instituição, em Curitiba. O evento contou com uma programação intensa, marcada por homenagens, discussões estratégicas e o reforço de parcerias importantes para o fortalecimento da profissão farmacêutica.

Logo na abertura, a diretoria realizou uma emocionante homenagem à Dra. Nádia Maria Celuppi Ribeiro, que foi conselheira e diretora do CRF-PR, cuja ausência representa uma perda inestimável para a profissão farmacêutica. Seu legado e suas contribuições foram enaltecidos como fonte de inspiração, em um momento marcado por profunda saudade e reconhecimento.

Ainda no primeiro dia, foram realizadas apresentações estratégicas. As gerentes dos setores de Cadastro PF e PJ, Dra. Flávia de Abreu Chaves e Dra. Gabriele Luize Pereira, apresentaram as atividades de seus setores. Em seguida, a colaboradora Karoline Chuery, trouxe informações relevantes sobre o trabalho da Fiscalização, e o Gerente Geral, Dr. Edivar Gomes, apresentou a minuta da Deliberação do Programa de Demissão Incentivada, reforçando a busca por eficiência administrativa.

Homenagens do Dia Nacional do Farmacêutico
O segundo dia da plenária foi dedicado às comemorações alusivas ao Dia Nacional do Farmacêutico, celebrado em 20 de janeiro. Um dos momentos mais marcantes foi a entrega da Comenda do Mérito Farmacêutico à Dra. Marinei Ricieri. Farmacêutica clínica, pesquisadora, educadora e empreendedora, Dra. Marinei tem mais de 17 anos de atuação no Núcleo de Pesquisa Clínica do Hospital Pequeno Príncipe e é referência na segurança do paciente e no aprimoramento da prática farmacêutica.

Visivelmente emocionada, Dra. Marinei agradeceu a homenagem e ressaltou a importância da atuação do farmacêutico hospitalar, especialmente na área de antimicrobianos, destacando o papel fundamental desse profissional na promoção da segurança do paciente e no combate à resistência microbiana. (Confira o seu discurso, clicando aqui)

Na sequência, duas homenagens especiais também tocou os presentes: Dra. Lilian Guilhermina Haue Reichert e Dra. Vera Pereira da Silva Del Pinal foram reconhecidas por suas trajetórias dedicadas à profissão farmacêutica. Ambas completaram 70 anos de formadas e são testemunhas vivas das transformações do setor ao longo das décadas.

Atividades, planejamento e novas parcerias

A programação também incluiu a apresentação das atividades do Grupo Técnico de Trabalho (GTT) de Farmácia Comunitária, realizada pela farmacêutica Dra. Débora Zanata. A exposição destacou as ações realizadas pelo grupo em 2024 e os planos para 2025, reforçando a importância do trabalho técnico no desenvolvimento da profissão.

Outro momento relevante foi a participação de Vânia Paula Cruz, Gerente de Atendimento e Relacionamento do Sebrae, que apresentou a formalização de uma parceria entre o Sebrae e o CRF-PR. O plano de ação conjunto busca impulsionar o desenvolvimento da classe farmacêutica, ampliando oportunidades de capacitação.

Na última pauta da reunião, a gerente do Centro de Informação sobre Medicamentos (CIM), Dra. Karin Zaros, apresentou as Portarias de Nomeação dos Grupos Técnicos de Trabalho (GTTs) do CRF-PR, reforçando o compromisso da instituição com a atuação técnica e especializada em diversas áreas da Farmácia.

Por fim, o conselheiro federal pelo Paraná, Dr. Luís Gustavo Pires, destacou a necessidade de os Conselhos Regionais e toda a classe farmacêutica se mobilizarem diante de uma antiga ameaça que volta a ganhar espaço: a proposta de liberar a venda de medicamentos em supermercados. Segundo Dr. Luís Gustavo, o Conselho Federal de Farmácia (CFF) está trabalhando para que essa medida não avance, protegendo a saúde da população e a profissão farmacêutica.

Com uma agenda diversificada e pautas de grande relevância, a primeira reunião plenária do CRF-PR de 2025 reforçou o compromisso da instituição com a valorização da profissão, a segurança dos pacientes e o fortalecimento da classe farmacêutica.



topo