Free cookie consent management tool by TermsFeed

Utilize o teclado para navegar, com Ctrl + nº da tecla

  Menu   Conteúdo   Busca   Lei Geral de Proteção de Dados   Acessibilidade
  Fonte Maior   Fonte Maior   Fonte Padrão
  Cor Original   Contraste
Notícias

Farmacêuticos participam de aprimoramento em prescrição de contraceptivos hormonais em Cascavel


Fonte: Assessoria de Comunicação CRF-PR
Data de publicação: 3 de fevereiro de 2025

3.jpg
1.jpg
2.jpg

Com o apoio do CFF e promoção do CRF-PR, nos dias 27 e 28 de janeiro, farmacêuticos e acadêmicos de Farmácia participaram do curso "Prescrição Farmacêutica de Contraceptivos Hormonais", realizado na Unoeste, em Cascavel. O evento teve como principal objetivo fortalecer a profissão farmacêutica, fornecendo apoio e orientação sobre o desenvolvimento do raciocínio clínico necessário para a prescrição farmacêutica de contraceptivos hormonais, um tema de extrema relevância para a saúde da população.

O curso foi conduzido por duas especialistas da área. A Dra. Ana Paula Vilar, farmacêutica comunitária com quase 30 anos de experiência, especialista em Saúde Estética, conselheira do CRF-PR e coordenadora do GTT Mulheres Farmacêuticas do Paraná, compartilhou sua expertise sobre o cuidado farmacêutico e o papel do profissional na orientação e prescrição de contraceptivos hormonais. Já a Dra. Inajara Rotta, doutora em Ciências Farmacêuticas pela UFPR, professora universitária e referência em Farmácia Clínica, trouxe sua experiência em Residência Multiprofissional e orientação acadêmica para enriquecer a formação dos participantes.

Durante os dois dias de capacitação, os participantes aprofundaram seus conhecimentos sobre os diferentes tipos de contraceptivos hormonais disponíveis no mercado, critérios para indicação e contraindicação, acolhimento do paciente, anamnese farmacêutica, além do estabelecimento de um plano de cuidado adequado para cada perfil de paciente. O curso também contou com atividades práticas, como discussões de casos clínicos e elaboração de prescrições farmacêuticas aplicáveis tanto no setor público quanto no privado.

A prescrição farmacêutica de contraceptivos hormonais é um avanço importante para a profissão, ampliando o acesso da população a esse serviço e reforçando o papel do farmacêutico como um profissional essencial para a promoção da saúde. Cursos como este contribuem diretamente para o aprimoramento da prática clínica e fortalecem a atuação dos farmacêuticos na assistência à saúde da mulher.

Também participaram do aprimoramento: a coordenadora do curso de Farmácia da UNOESTE, Dra. Luciana Oliveira de Fariña, Dra. Suzane Virtuoso, professora da disciplina de Cuidado Farmacêutico II e coordenadora da farmácia escola da Unoeste e a conselheira do CRF-PR, Dra. Thaiz Cristina Wypych Cabral.

A iniciativa reforça a importância da educação continuada para os profissionais da área, garantindo que estejam sempre atualizados e preparados para oferecer um atendimento de qualidade à população.



topo