CRF-PR e Secretaria Municipal de Curitiba discutem fortalecimento da assistência farmacêutica
Fonte: Assessoria de Comunicação CRF-PR
Data de publicação: 10 de abril de 2025
A Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba (SMS) e o Conselho Regional de Farmácia do Estado do Paraná (CRF-PR) se reuniram na manhã de 08 de abril e iniciaram as tratativas para a elaboração de propostas voltadas à ampliação e qualificação da assistência farmacêutica na capital paranaense. O objetivo é inseri-las no Plano Municipal de Saúde (2026-2029).
Durante a reunião, realizada na sede da Secretaria, os representantes das duas instituições discutiram diretrizes para uma atuação mais efetiva do farmacêutico junto à população. O propósito central é que esses profissionais estejam diretamente envolvidos no acompanhamento dos tratamentos, prestando orientações individualizadas, esclarecendo dúvidas sobre o uso correto de medicamentos e contribuindo para o sucesso terapêutico dos pacientes.
Atualmente, Curitiba conta com 109 unidades de saúde, além de nove Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS). A intenção das propostas é estabelecer a presença qualificada do farmacêutico, principalmente nos locais de dispensação, como uma política permanente de cuidado em saúde.
Representaram o CRF-PR na reunião: o presidente Dr. Márcio Antoniassi, o vice-presidente Dr. Valquires Godoy, o tesoureiro Dr. Eduardo Valério, a diretora secretária geral Dra. Greyzel Benke, o procurador jurídico Dr. Vinicius Amorim, a gerente do Centro de Informação sobre Medicamentos (CIM) Dra. Karin Zaros e o gerente geral Dr. Edivar Gomes.
Pela SMS participaram a secretária da saúde Dra. Tatiane Filipak, o superintendente executivo, Dr. Juliano Schmidt Gevaerd, a representante da Superintendência de Gestão, Dra. Jane Sescatto, a assessora, Raquel Ferraro Cubas e a chefe do Laboratório Municipal, Dra. Tatiane Mendes Boutin Bartneck Telles.
A iniciativa alinha às diretrizes do SUS e a Política Nacional de Assistência Farmacêutica, valorizando o papel clínico do farmacêutico. A expectativa é de que o processo seja consolidado nas próximas etapas de trabalho conjunto entre o CRF-PR e a SMS, inclusive com a efetivação de parceria para a realização de capacitações para os profissionais da rede municipal.
WORKSHOP POR DENTRO DA INDÚSTRIA: Insights com Farmacêuticos da Kenvue e AbbVie! | Universidade Estuadual de Maringá
24 de abril de 2025
Live: Produtos da Medicina Tradicional Chinesa - Entendendo a RDC 901/2024
28 de abril de 2025