Free cookie consent management tool by TermsFeed

Utilize o teclado para navegar, com Ctrl + nº da tecla

  Menu   Conteúdo   Busca   Lei Geral de Proteção de Dados   Acessibilidade
  Fonte Maior   Fonte Maior   Fonte Padrão
  Cor Original   Contraste
Notícias

CRF-PR participa da construção do Plano Municipal de Saúde 2026-2029, aprovado por unanimidade pelo CMS


Fonte: Assessoria de Comunicação CRF-PR
Data de publicação: 10 de abril de 2025

Padrão Site - 2025-04-10T141017.361.jpg

Na última quarta-feira, 09 de abril, o Conselho Municipal de Saúde (CMS) de Curitiba aprovou por unanimidade o Plano Municipal de Saúde para o período de 2026 a 2029. A votação aconteceu durante a reunião do pleno do CMS, que contou com a expressiva participação de 35 entidades conselheiras — representando 97% do total.

Entre as instituições que contribuíram ativamente para a elaboração do documento, destaca-se o CRF-PR, representado pela farmacêutica, Dra. Karin Zaros, gerente do Departamento Técnico-Científico da entidade, no segmento "trabalhador", juntamente com as farmacêuticas: Dra. Soraya Barrionuevo, representando o Sindifar-PR e Dra. Marie Louise Ferreira, representando a 2ª Regional/SESA-PR.

O documento submetido à votação, foi previamente debatido nos conselhos distritais e passou por uma Plenária específica destinada à análise e incorporação de propostas enviadas pelas entidades representadas no CMS.

A estrutura do novo Plano Municipal de Saúde de Curitiba tem como base três pilares principais: as proposições aprovadas na 15ª Conferência Municipal de Saúde, realizada em 2023; o Plano de Governo da gestão atual; e a análise do contexto demográfico, epidemiológico e sanitário do município.

Com relação à Assistência Farmacêutica, foram incluídas propostas como estudo de viabilidade para implantação de farmácias nas UBS e também de farmácias satélites, ambas com a presença de farmacêutico.

Dr. João Santana, presidente do Conselho Municipal de Saúde e representante dos usuários, destacou o envolvimento da sociedade no processo: “Curitiba tem o melhor Plano Municipal de Saúde do país, amplamente debatido e aprovado com a participação do controle social”, afirmou.

Já a secretária municipal da Saúde e vice-presidente do CMS, Dra. Tatiane Filipak, expressou gratidão pela dedicação de todas as entidades conselheiras — que incluem representantes de usuários, trabalhadores da saúde, prestadores de serviço e gestores — no desenvolvimento do plano. “O Plano Municipal de Saúde não é apenas um documento técnico. Ele reflete as necessidades, sonhos e prioridades de cada pessoa da nossa população. Agora, nosso desafio é transformar esse plano em ações reais. Agradeço a todos que participaram e convido cada um a tirar esse plano do papel”, declarou.

 

Entenda o que é o Plano Municipal de Saúde

O Plano Municipal de Saúde é o principal instrumento de planejamento das ações e políticas públicas no setor da saúde dentro do SUS, com validade de quatro anos. Ele estabelece os compromissos da gestão municipal com a saúde da população. Durante o primeiro ano de um novo governo, ainda são executadas ações previstas no plano anterior. A elaboração do novo plano deve ocorrer no primeiro ano da gestão em curso, e sua vigência se estende até o primeiro ano da administração seguinte.

Diretrizes do Plano Municipal de Saúde 2026-2029:

  • Fortalecimento da atenção primária
  • Melhoria na atenção especializada, ambulatorial e hospitalar, além dos serviços de urgência e emergência
  • Reforço das ações de vigilância em saúde
  • Estímulo à inovação e incorporação de novas tecnologias no cuidado
  • Valorização dos profissionais de saúde e da educação permanente
  • Incentivo à participação social e fortalecimento do controle social
  • Qualificação da gestão e aprimoramento do financiamento em saúde
  • Combate contínuo ao mosquito transmissor de arboviroses


topo