Free cookie consent management tool by TermsFeed

Utilize o teclado para navegar, com Ctrl + nº da tecla

  Menu   Conteúdo   Busca   Lei Geral de Proteção de Dados   Acessibilidade
  Fonte Maior   Fonte Maior   Fonte Padrão
  Cor Original   Contraste
Notícias

Curso sobre farmacoterapia da contracepção hormonal reúne farmacêuticos em Umuarama


Data de publicação: 28 de agosto de 2025

2.jpg
3.jpg
4.jpg
5.jpg
6.jpg
1.jpg

Nos dias 25 e 26 de agosto, a Universidade Norte do Paraná (Unopar), em Umuarama/PR, recebeu o curso “Farmacoterapia da contracepção hormonal: abordagem individualizada na prática clínica”, promovido pelo CRF-PR, por meio de seu Grupo Técnico de Trabalho Mulheres Farmacêuticas, com apoio do Conselho Federal de Farmácia (CFF).

A capacitação teve como objetivo fortalecer a profissão farmacêutica, oferecendo apoio e orientação aos profissionais e acadêmicos de Farmácia sobre um tema de grande impacto social: o desenvolvimento do raciocínio clínico na indicação e acompanhamento do uso de contraceptivos hormonais.

Programação teórica e prática

No primeiro dia, 25 de agosto, os participantes acompanharam uma exposição teórica sobre os principais contraceptivos hormonais disponíveis, seu acesso no Sistema Único de Saúde (SUS) e no setor privado, além das vantagens e desvantagens de cada método. Também foram discutidos os fatores de risco e contraindicações que devem ser avaliados pelos farmacêuticos, levando em conta características individuais das mulheres, como histórico clínico, estilo de vida, uso de outros medicamentos e preferências pessoais. O conteúdo incluiu ainda orientações farmacêuticas sobre o uso correto dos contraceptivos hormonais.

Já no dia 26 de agosto, o curso avançou para a oficina prática, com discussão de casos clínicos em diferentes cenários: serviços públicos e privados. Essa abordagem buscou aproximar a teoria da realidade cotidiana dos profissionais, destacando a importância do farmacêutico como agente fundamental na segurança e eficácia do tratamento contraceptivo.

Colaboração

As farmacêuticas e professoras, Dra. Maria Graciela e Dra. Zilda, da Unopar, ofereceram apoio acadêmico durante a realização do curso. As palestras foram conduzidas pelas farmacêuticas Dra. Ana Paula Vilar e Dra. Inajara Rotta, que compartilharam conhecimento técnico e experiências da prática clínica.

Relevância para a profissão

O curso promovido pelo CRF-PR, gratuitamente, aos profissionais e estudantes, representou uma oportunidade estratégica de atualização profissional, reforçando o papel do farmacêutico na promoção da saúde da mulher. A atuação clínica, baseada em evidências e individualizada, fortalece a autonomia profissional e amplia a contribuição da categoria para o cuidado em saúde.



topo