Free cookie consent management tool by TermsFeed

Utilize o teclado para navegar, com Ctrl + nº da tecla

  Menu   Conteúdo   Busca   Lei Geral de Proteção de Dados   Acessibilidade
  Fonte Maior   Fonte Maior   Fonte Padrão
  Cor Original   Contraste
Notícias

Saúde +10 – Audiência Publica debate investimentos em saúde


Data de publicação: 19 de março de 2013
Fotos: Sandro Nascimento

A possibilidade de destinação de 10% das receitas correntes brutas da arrecadação da União para investimentos em saúde mobilizou uma audiência pública na manhã desta terça-feira (19), no Plenarinho da Assembleia Legislativa. O encontro fez parte da discussão nacional e da coleta de assinaturas para projeto de iniciativa popular “Saúde + 10”, que deverá ser apresentado no Congresso Nacional ainda neste semestre. A audiência foi proposta pela Comissão de Saúde do Legislativo e diversos deputados, com a participação de representantes do Governo do Estado, membros do poder público. A ocasião contou a presença do Secretário de Saúde do Paraná, Dr. Michele Caputo Neto e o Conselho Regional de Farmácia do Paraná, esteve representado pela Assessora Política, Dra. Sonia Dorneles e pela Presidente do SINDIFAR- PR, Dra. Lia Melo Almeida.
Com a aprovação da proposta, a previsão é a de que mais R$ 30 bilhões por ano possam ser aportados para o setor. Mas para que possa tramitar, a proposta necessita de 1,5 milhão de assinaturas.
 
Para o presidente da Comissão de Saúde, deputado Dr. Batista (PMN), é imprescindível que o governo federal auxilie com mais recursos os estados e municípios. Segundo ele, a União deixou de carimbar estes recursos há mais de dez anos. “Esta é a oportunidade de mobilização. Já temos vários apoios para que os 10% da arrecadação voltem. Temos um SUS preparado, de primeiro mundo. Mas precisamos destes recursos também. Se um município precisa destinar 12% da arrecadação, por que a União não pode repassar os 10%?”, indaga o parlamentar.
Na avaliação do deputado Gilberto Martin (PMDB), o envolvimento da sociedade é fundamental, uma vez que as assinaturas dos paranaenses vão mostrar a urgência de uma política de incremento de recursos. “A discussão se amplia aqui na Assembleia com a participação popular. A Assembleia cumpre o seu papel. Fazer saúde custa caro e precisa, portanto, de dinheiro, mas houve redução da participação da União no bolo de distribuição”, ressalta.

Mobilização –
No dia 10 de abril, em Brasília, haverá um encontro nacional para entrega do manifesto com as assinaturas coletadas pelos estados envolvidos na mobilização ao Congresso Nacional.  De acordo com o secretário de Estado da Saúde, Michelle Caputo Neto, O Paraná já chegou a 80 mil assinaturas.
“Hoje a saúde está praticamente nas costas dos municípios e dos estados. Antes, tínhamos 70% de recursos oriundos da União e 30% dos estados e municípios. Isso se inverteu. Lamentavelmente, quando se discutia a responsabilidade e previsão constitucional destes recursos, a União ficou fora. Faltam R$ 30 bilhões dos SUS para garantir melhorias. E este recurso precisa vir do governo federal”, afirmou o representante do Executivo.


Clique aqui e veja o site do Porgrama Saúsde+10

Fonte: Assessoria de Imprensa da ALEP

content_copy
Cópia de PAF

Cópia de PAF

sync
IRT

Ingresso de Responsabilidade Técnica.

newspaper
Recurso de Auto Infração

Recurso de Auto Infração

save
Resposta ao Termo de Intimação

Resposta ao Termo de Intimação

folder
Registro

Registro

folder_open
Solicitações de Documentos

Documentos




Redes Sociais

topo