Solenidade marca Inauguração da 6ª Seccional do CRF-PR

Data de publicação: 9 de agosto de 2013
Fotos: Assessoria de Comunicação - CRF-PR

Farmacêuticos e lideranças locais acompanharam, no último dia 3 de agosto, a inauguração oficial da seccional Noroeste do Conselho Regional de Farmácia (CRF-PR).

No evento, realizado no auditório do Hotel Caiuá, Dra. Marisol Dominguez Muro, presidente do CRF-PR, destacou a mobilização feita pela classe farmacêutica e empresarial reivindicando a seccional e como deverá ser a relação do Conselho com a comunidade. “Temos vários projetos, além dos atendimentos operacionais aos farmacêuticos, o que mais queremos vindo para o Noroeste é oferecer ao farmacêutico maior facilidade de integração com os assuntos pertinentes à classe”, afirmou. A presidente também parabenizou o prefeito pela iniciativa que planeja: contratar um farmacêutico para as unidades de saúde do município.

O Prefeito Mocir Silva, falou entusiasmado do novo empreendimento, “nos esforçamos e estimulamos a vinda desta seccional para Umuarama por muitos motivos nobres. Além de facilitar a vida dos farmacêuticos, que tinham que viajar 200 ou até 300 quilômetros para reportarem-se ao conselho, também prestigiamos a nossa cidade, que é um centro universitário e forma tantos profissionais na área todos os anos pela Universidade Paranaense”, destacou Moacir Silva.

Já o coordenador do curso de Farmácia da Unipar, Hemerson Lourenço, ressaltou que essa era uma grande necessidade da região, que agora passa a ser atendida. “A presença do CRF-PR em Umuarama cria um amparo ao farmacêutico. Somos a quarta região metropolitana do Estado e temos uma imensa demanda para a consolidação da formação do profissional farmacêutico, o que será possível com a vinda do conselho”, afirma.
Para o presidente da Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Umuarama, Celso Zolim, o Conselho é uma entidade primordial para a saúde da população e fundamental para a classe farmacêutica. “É através das ações do CRF que poderemos receber uma assistência farmacêutica de qualidade, além de resguardar a profissão e a saúde da população”, disse em seu pronunciamento.

Dr Valmir de Santi, Vice-Presidente do Conselho Federal, que também prestigiou o evento, destacou com muita propriedade a importância da atuação do Farmacêutico no Serviço Público para a população, lembrou das lutas já travadas pela classe farmacêutica, de toda a evolução da profissão e sustentou que o Paraná é exemplo para todo o Brasil. “Ainda temos muito a fazer, porém nosso estado está a frente, estamos no caminho certo quando percebemos que os gestores de saúde entendem que o Farmacêutico é indispensável no cumprimento da integralidade das ações de saúde na gestão das políticas de Assistência Farmacêutica e de Medicamentos”, definiu. “Um posto do CRF-PR nesta região significa mais que facilitar a vida dos Farmacêuticos, significa assistência para a saúde da população, significa força para a classe,” finalizou.

Fonte: Assessoria de Comunuicação - CRF-PR