Diversas ações marcaram o dia do farmacêutico no país

Data de publicação: 17 de fevereiro de 2014

Para comemorar o “Dia do Farmacêutico - 20 de Janeiro" profissionais Farmacêuticos realizaram ações em diversas regiões do país.

Uma reportagem exibida pela TV Cultura no dia 23/01 mostrou como foi o “Dia do Farmacêutico” nas cidades de Manaus/AM, Campo Grande/MT e São Paulo/SP, sendo realizadas orientações destinadas à população sobre cuidados com a saúde,  mas principalmente  sobre  os riscos da automedicação. Segundo a reportagem, dados internacionais apontam que a população brasileira é uma das que mais se automedica, ocupando a quinta posição em um ranking mundial.

Um teste do Conselho Federal de Farmácia (CFF) distribuiu quatro mil caixas de medicamentos vazias pelas ruas de São Paulo e a maioria das pessoas pegou o medicamento. Dentro da caixa uma mensagem importante: medicamento é coisa séria. Automedicação é um risco. Antes de usar qualquer medicamento procure sempre um farmacêutico.

Com a campanha foram obtidos os seguintes dados:

- 85% das pessoas pegaram a caixinha sem pedir qualquer informação sobre o suposto medicamento. Quase ninguém quis saber quem era o fabricante;
- Menos de 1% perguntou se o suposto medicamento tinha alguma contraindicação;
- Quase 15% das pessoas que receberam a caixinha questionaram sobre o suposto medicamento.

“Essa automedicação se traduz também pelos elevados percentuais, elevados números de internações hospitalares no país. E pra isso o usuário tem que receber toda uma orientação quanto ao uso racional de medicamento”, diz o presidente do Conselho Federal de Farmácia Walter Jorge João.

Clique aqui e veja a reportagem exibida pela TV Cultura no dia 23/01