Suspensos lote de medicamento, gel oftálmico, água sanitária e cosméticos

Data de publicação: 29 de julho de 2014

A Anvisa determinou, no dia 24/07, a suspensão da distribuição, comércio e uso do lote nº 33112 do medicamento Passiflora Incarnata – Seakalm 260 mg. O produto, produzido pela empresa Natulab Laboratório, foi suspenso após laudo de análise emitido pela Fundação Ezequiel Dias (Funed). O laboratório de Minas Gerais  identificou resultado insatisfatório de teor de flavonóides. Os medicamentos à base de passiflora incarnata são fitoterápicos utilizados para o tratamento de insônia e desordens da ansiedade. Já os flavonóides são os principais responsáveis pelas atividades farmacológicas.

A Agência também determinou a suspensão da importação do Viscotears Gel Oftálmico. O produto é fabricado pela empresa Excelvision, com sede na Suíça, e importado e distribuído pela Novartis Biociências S.A, detentora do registro no Brasil. A decisão foi tomada após inspeção feita pela Anvisa na empresa fabricante, que considerou insatisfatória as condições quanto ao cumprimento das Boas Práticas de Fabricação de Medicamentos.

A Agência também determinou a suspensão da comercialização, distribuição, divulgação e uso da Água Sanitária Cloritta, fabricada pela empresa J. J. Carrapeiro Nascimento e Cia Ltda. O produto estava sendo comercializado no País de forma irregular, já que não possui registro na Anvisa. Além disso, o CNPJ e endereço informados no rótulo pertencem à outra empresa. Em razão disso, todas as unidades remanescentes no mercado serão recolhidas.

Os produtos Plástica dos Fios Turmalina Evolution Profissional 2 e Tratamento Térmico Evolution Profissional 2 também tiveram a fabricação, distribuição, divulgação, comercialização e uso suspensos pela Agência. Os cosméticos são fabricados por empresa de razão social desconhecida, endereço inexistente e sem autorização de funcionamento na Anvisa. No rótulo, consta, ainda, número de autorização não encontrado. Os produtos que estiverem no mercado serão apreendidos e inutilizados.

Outro cosmético que teve determinada a suspensão, fabricação, distribuição, divulgação, comercialização e uso é o produto Vogue Insage Máscara de Alta Hidratação 500 gr, fabricado por empresa desconhecida. Haverá apreensão e inutilização das unidades.

Todas as suspensões foram publicadas na edição nº 140 do Diário Oficial da União.
Confira aqui a íntegra das publicações.

Fonte: Imprensa/ Anvisa