Governo homenageia pessoas ligadas à doação e transplantes de órgãos

Data de publicação: 2 de setembro de 2016

O secretário de Estado da Saúde, Michele Caputo Neto, dedicou a manhã desta quinta-feira (1º) para homenagear alguns protagonistas da história da doação e transplante de órgãos no Paraná. O evento aconteceu em Curitiba junto com a abertura da exposição em comemoração aos 20 anos da Central Estadual de Transplantes (CET) e o início do mês dedicado à doação de órgãos.

“Essas homenagens são apenas um gesto singelo para mostrar que o Governo do Paraná reconhece e agradece o papel de cada pessoa que está aqui hoje e que, de alguma maneira, contribui com os avanços contínuos do Estado na área de transplantes de órgãos”, disse Caputo Neto.

Dentre os homenageados estavam pessoas transplantadas; família de doadores; representantes de centros transplantadores; organizações de procura de órgãos; empresas que apoiam a campanha Fale Sobre Isso, do Governo do Estado; e veículos de comunicação que auxiliam na divulgação e no esclarecimento de questões referentes à causa.

“Estamos reunindo aqui todo o elo que forma o processo de doação e transplante de órgãos, desde as famílias que aceitaram doar o órgão de um ente querido, passando pelos profissionais que trabalham na área e pessoas que ajudam a divulgar a causa pela qual trabalhamos”, comenta a coordenadora da CET, Arlene Badoch.

Selo

O Hospital Evangélico de Curitiba foi um dos centros transplantadores que recebeu o Selo Qualidade em Transplantes Intermediário. Em 2014, o hospital recebeu o selo básico. A médica responsável pelo serviço de transplante renal, pâncreas/rim, Carolina Maria Pozzi, foi receber o prêmio.

“O Hospital Evangélico está sempre buscando melhorar a qualidade dos serviços prestados. Com a captação de órgãos aumentando no Estado, temos que estar prontos para realizar os transplantes e dar melhor condição de vida para quem espera por um órgão”, comenta Carolina.

Exemplos

Em 1999, Frei Moacir foi diagnosticado com hepatite B e precisou de um transplante. Ele recebeu um fígado há 16 anos e hoje leva uma vida normal. “Todos os anos comemoro dois aniversários, o meu e o do meu fígado novo, e todos os dias agradeço. Foi como nascer mais uma vez”, afirma.

Para que essas pessoas possam receber um órgão, são necessárias atitudes como a de Cecília Brito Teodoro. Ela aceitou doar os órgãos do filho, que faleceu em 2003. “Ele sempre dizia que queria ser um doador, então eu já sabia. Ele morreu e essa foi uma maneira que encontrei de aliviar a minha dor e ajudar outras pessoas”, comenta.

Com os passar dos anos ela conheceu os receptores dos órgãos do filho. “Foi gratificante conhecê-los e ver que essas pessoas hoje em dia estão bem. Por isso, temos que falar sobre isso para que ocorram cada vez mais doações e mais pessoas possam ser ajudadas”, enfatiza Cecília.

Imprensa

De acordo com Arlene, a mídia tem um papel fundamental para o trabalho do Sistema estadual de Transplante. “O trabalho realizado pela imprensa é uma parte importante, principalmente para a divulgação da campanha. Eles contribuem para a conscientização e o esclarecimento da população em questões relacionadas à doação de órgãos”, garante.

Para receber a homenagem em nome da Rede Massa, o diretor executivo da empresa, Luiz Benite, compareceu à cerimônia. “Estamos dispostos a ajudar no que for possível para contribuir com a divulgação de tudo que esteja relacionado à doação de órgãos. Isso é o mínimo que a gente pode e deve fazer”, fala.

Mas o engajamento de Benite com a causa não é em vão. Há cinco anos a esposa, Gabriela, passou por um transplante de rim. “Aceitei minha transferência para o Paraná quando soube que o Estado era referência na área. Hoje ela está transplantada, feliz e, inclusive, resolveu fazer enfermagem com especialização em transplantes como gratidão a tudo pelo que passou”, conta.

A exposição dos 20 anos da Central Estadual de Transplantes pode ser visitada de segunda a sexta-feira, entre 8h e 18h, no hall de entrada do Palácio Iguaçu. Além da história da central, a exposição mostra as empresas parceiras da campanha ‘Doação de Órgãos, Fale sobre isso’ e traz depoimentos de pessoas transplantadas e famílias que autorizaram a doação de órgãos.

Exposição 20 anos da Central Estadual de Transplantes
Data: de 1º a 10 de setembro
Local: Palácio Iguaçu
Endereço: Praça Nossa Senhora da Salete, s/nº – Centro Cívico. Curitiba/PR

A Dra. Sônia Dorneles, Assessora Política do CRF-PR, esteve presente representando o Conselho.

Fonte: Secretaria da Saúde