Presidente do CRF-PR ministra palestra em Congresso Mundial

Fonte: Comunicação CFF
Data de publicação: 11 de novembro de 2016

Detentor da maior biodiversidade do planeta, com um mercado em franca expansão tanto para a atuação do farmacêutico em Saúde Estética quanto para a Farmácia Clínica, áreas já regulamentadas, o Brasil sediou, de 8 a 10 de novembro, em Gramado, o XII Congresso Mundial de Farmacêuticos de Língua Portuguesa. Promovido pela Associação Brasileira de Países de Língua Portuguesa (AFPLP), o Conselho Federal de Farmácia (CFF) e a Fundação Brasileira de Ciências Farmacêuticas, com o apoio de várias entidades, o evento teve como tema “Vida em equilíbrio: saúde, beleza e bem-estar”.

Realizado simultaneamente a outros quatro eventos – V Simpósio de Plantas Medicinais e Fitoterápicos no Sistema Público de Saúde, Congresso Brasileiro de Fitoterapia, I Congresso Brasileiro de Farmácia Estética e I Simpósio Farmacêutico de Nutracêuticos – o congresso reuniu cerca de 2 mil participantes, entre farmacêuticos e estudantes de todos os estados brasileiros e também de Portugal, Angola, Moçambique, Guiné Bissau, Cabo Verde e Brasil.

No dia 08/11, Dr. Arnaldo Zubioli, presidente do CRF-PR, integrou uma mesa-redonda ministrando a palestra "Os limites éticos do exercício profissional na Saúde Estética e Farmácia Clínica", estimulando a reflexão dos participantes acerca dessas duas áreas que se consolidam na profissão. A Diretora-Tesoureira do CRF-PR, Dra. Mirian Ramos Fiorentin e a Diretora Secretária-Geral, Dra. Marina Gimenes, também estavam presentes no Congresso e participaram intensamente das atividades em busca de atualização e conhecimento.

O presidente do congresso, presidente da AFPLP e vice-presidente do CFF, Dr. Valmir de Santi, diz que o evento foi "uma oportunidade para o debate sobre áreas em forte ascensão dentro da Farmácia, como Estética, Fitoterápicos e Nutracêuticos. E ainda, um momento de integração de farmacêuticos de diferentes regiões do mundo, tanto para conhecer os avanços da profissão em cada um dos países representados, como as dificuldades enfrentadas no exercício da sua profissão”.

No centro do Congresso Mundial da AFPLP as discussões estavam voltadas para a área clínica, que tem registrado grandes avanços no mundo inteiro. Cada vez mais os farmacêuticos estão assumindo funções que os colocam mais focados no cuidado ao paciente, não se restringindo mais ao medicamento. Uma mesa redonda, no início do evento, apresentará um panorama das doenças crônicas no mundo e qual o papel do farmacêutico que atua no acompanhamento e manejo de pacientes crônicos.

A abordagem da Fitoterapia foi voltada, principalmente para a área pública, com o debate sobre os papeis dos diferentes órgãos do governo em questões como o financiamento de projetos na área. Os participantes tiveram oportunidade de assistir apresentações sobre modelos internacionais e também de visitar um arranjo produtivo na região de Nova Petrópolis, próximo a Gramado, onde agricultores e indústria mantém uma relação próxima, que vai da produção à utilização da planta medicinal transformada em fitoterápico. Uma Reunião do Comitê Temático da Farmacopeia Homeopática Brasileira também fez parte da programação.

O Simpósio de Nutracêuticos abordou o atendimento direto ao paciente e a prescrição farmacêutica desses produtos, de suplementos, de nutricosméticos e de alimentos. Também deu enfoque à atuação dos farmacêuticos na indústria, na formulação dos produtos, na comercialização e nos treinamentos para os profissionais que atuam na área.

Na área da Saúde Estética, a intenção foi divulgar conhecimento e oportunizar o contato de farmacêuticos que já atuam ou pretendem atuar nessa área com novas técnicas, equipamentos e produtos. Durante o Congresso, foi criada a Sociedade Brasileira de Estética e Cosmética.

“Esse evento ocorreu em um momento de plena ascensão e expansão da profissão, em que as práticas clínicas se consolidam, resgatando o papel do farmacêutico como profissional do cuidado integral à saúde, perante a saúde pública e a sociedade”, assinala o presidente do CFF, Dr. Walter da Silva Jorge João.