ABFIT-Sul é criada durante o XII Congresso Mundial de Farmacêuticos

Fonte: Comunicação CFF
Data de publicação: 10 de novembro de 2016
Créditos: Julian Schumacker

Simultaneamente ao XII Congresso Mundial de Farmacêuticos de Língua Portuguesa, que ocorre em Gramado entre 08 e 10 de novembro, acontece o Congresso Internacional de Fitoterapia, evento que promove encontros, troca de experiências e o debate em torno dessa área em expansão no Brasil e no mundo. Nesse sentido, um passo importante foi dado na manhã desta quarta-feira, 9 de novembro, com a reunião que oportunizou a criação da Associação Brasileira de Fitoterapia Regional Sul (ABFIT-Sul).

De acordo com Maria Angélica Fiut, presidente da ABFIT nacional, o objetivo é divulgar a Fitoterapia nos três estados do Sul. “A legislação na atividade está em movimento e é preciso atuar para fortalecer os profissionais da área, por isso foi criada a Regional”, observa Maria Angélica. A nova entidade é multiprofissional, sendo aberta aos farmacêuticos, nutricionais e médicos. As três profissões estão representadas na Diretoria.

Ressaltando o apoio recebido dos Conselhos Regionais de Farmácia e de Nutrição, a presidente da ABFIT-Sul, Juliana da Silveira Gonçalves, destaca que o projeto é desafiador. “O esforço será multiprofissional, na busca de ampliar a divulgação e consolidar a Fitoterapia no Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e no Paraná”, resume Juliana. Quem desejar participar da entidade pode se informar encaminhando mensagem para o e-mail abfitsul@gmail.com.

A ABFIT-Sul também será composta por Adriana Scherer Russowsky (vice-presidente), Clarisse Zanette (diretora administrativa) e Odilon Netto Júnior (diretor adjunto). Da Associação Brasileira de Fitoterapia, participaram da sessão de criação e posse da regional, a diretora adjunta, Ana Liege Gonzatto, e as conselheiras fiscais Deborah Marques e Maria Cristina Silva. O ato foi prestigiado pelo vice-presidente do Conselho Federal de Farmácia (CFF), Valmir de Santi; pela coordenadora do Grupo de Trabalho de Fitoterapia do CFF, Margarete Akemi Kishi; a presidente da Sociedade Brasileira de Farmacêuticos e Farmácias Comunitárias (SBFFC), Carmem Tolentino; o farmacêutico Leandro Medeiros e os sócios-fundadores da ABFIT-Sul Fabiana Deconto, Ana Lúcia Hofel, Luize Ghena, Camila Almeida, Laura Caye e Cíntia Weide.