Presidente do CRF-PR participou da posse do Conass

Fonte: Assessoria de Comunicação - CRF-PR
Data de publicação: 20 de maio de 2017

O Presidente do Conselho Regional de Farmácia do Estado do Paraná – CRF-PR, Dr. Arnaldo Zubioli, prestigiou o secretário de Saúde do Paraná, Michele Caputo Neto, que tomou posse no último dia 25 de abril, em Brasília, como presidente do Conass, o Conselho Nacional de Secretários de Saúde. Ele é o primeiro profissional não médico a assumir a entidade. Eleito por unanimidade de votos, Caputo Neto terá o desafio de ser o principal interlocutor dos Estados nas demandas da área da Saúde.

A solenidade fez parte das comemorações aos 35 anos da instituição e contou com a presença marcante de autoridades nacionais e paranaenses, como ministros de Estado, deputados federais, prefeitos de diversos municípios, diretores de hospitais e entidades de classe, além de gestores do SUS. O vice-presidente do Conselho Federal de Farmácia, Dr. Valmir de Santi, também participou da solenidade. "É uma grande honra assumir a presidência do Conass. Isso mostra que o Paraná é hoje referência em saúde pública e, portanto, temos muito a contribuir para a melhoria do SUS em âmbito nacional",declarou Caputo Neto.

Em seu discurso, o secretário do Paraná e novo presidente do Conass, afirmou que sua gestão (2017/2018) será pautada no apoio técnico às secretarias estaduais, bem como ao fortalecimento do diálogo entre os Estados e a proposição de uma agenda de eficiência e inovação no SUS. "Queremos estreitar as relações entre os Estados e também construir uma agenda tripartite, que envolva ações intersetoriais com a participação efetiva dos municípios e do governo federal", ressaltou. Caputo Neto destacou ainda como exemplo de parceria a que estabeleceu entre a SESA-PR e o CRF-PR.

Dr. Arnaldo Zubioli, que representa a classe farmacêutica paranaense, desejou sucesso ao secretário do Paraná nesse novo desafio. "O Conass está nas mãos de um dos melhores gestores do Brasil. Tenho certeza que fará um ótimo trabalho”, afirmou o presidente do CRF-PR.

Também participaram do evento os ministros da Justiça, Osmar Serraglio; e do Desenvolvimento Social e Agrário, Osmar Terra; os deputados federais Nelson Padovani, Evandro Roman, Alex Canziani, Edmar Arruda e Alexandre Kaeffer; os prefeitos paranaenses Ulisses Maia (Maringá), Leonaldo Paranhos (Cascavel), Marcelo Belinati (Londrina), Beto Preto (Apucarana); além do presidente do Conselho Regional de Farmácia do Paraná (CRF-PR), Arnaldo Zubioli; do vice-presidente do Conselho Federal de Farmácia (CFF), Valmir de Santi; e do presidente da Uopeccan, Ciro Kreuz; entre outras autoridades

Nova mesa diretora do Conass:

- vice-presidentes regionais: secretário do Rio Grande do Sul, João Gabbardo dos Reis (Sul); do Distrito Federal, Humberto Fonseca (Centro-Oeste); do Rio de Janeiro, Luis Antônio de Souza Teixeira Júnior (Sudeste); de Pernambuco, José Iran Costa Júnior; e do Pará, Vítor Manuel Jesus Mateus (Norte).

Currículo Michele Caputo Neto

Descendente de italianos, Caputo Neto foi o primeiro de sua família a nascer no Brasil. Maringaense e formado na Universidade Estadual de Maringá, tornou-se em 2011 o primeiro farmacêutico e profissional não médico a assumir o cargo de secretário de Estado da Saúde do Paraná. Servidor público de carreira da pasta, ingressou no Estado em 1985, na gestão do então governador José Richa. Ao longo de sua carreira, foi chefe de gabinete da Fundação Nacional de Saúde, chefe da Vigilância Sanitária Estadual, diretor-geral do Centro de Medicamentos do Paraná e diretor dos Órgãos Produtores de Insumos e Imunobiológicos da Secretaria de Estado da Saúde. No Município de Curitiba, foi Secretário Municipal de Assuntos Metropolitanos e duas vezes Secretário Municipal de Saúde.