Free cookie consent management tool by TermsFeed

Utilize o teclado para navegar, com Ctrl + nº da tecla

  Menu   Conteúdo   Busca   Lei Geral de Proteção de Dados   Acessibilidade
  Fonte Maior   Fonte Maior   Fonte Padrão
  Cor Original   Contraste
Notícias

É tempo de lutar contra o câncer na infância


Fonte: Camila Agner
Data de publicação: 15 de fevereiro de 2018

Nesta quinta-feira, 15 de fevereiro, é celebrado o Dia Internacional de Luta Contra o Câncer na Infância. A data foi instituída em 2002 durante a Confederação Internacional de Pais de Crianças com Câncer, que reúne pais de 90 países e 05 continentes.

A campanha tem como objetivo mostrar que todas as crianças e adolescentes merecem o melhor atendimento possível, que vai desde o acesso à saúde primária para facilitar o diagnóstico precoce do câncer até o tratamento adequado para cada tipo da doença.

No Brasil, segundo dados da SOBOPE (Sociedade Brasileira de Oncologia Pediátrica) o câncer representa a segunda principal causa de morte entre crianças e adolescentes, atrás apenas de causas externas, como acidentes e violência.

Entre os tipos de câncer mais comuns nas crianças e adolescentes, as leucemias lideram as estatísticas (26%), seguidas pelos linfomas (14%) e tumores do sistema nervoso central (13%); além desses, também acometem as crianças o neuroblastoma (mais frequente no abdome), tumor de Wilms (renal), retinoblatoma (retina), tumores germinativos TCG (ovários e testículos), sarcomas de partes moles e tumores ósseos (osteossarcomas), dentre outros.

No adulto, em muitas situações, o surgimento do câncer está associado a fatores ambientais como, por exemplo, fumo e câncer de pulmão. Nos tumores da infância e adolescência, ainda não existem evidências que comprovem causa e efeito, portanto, o diagnóstico precoce a orientação de qualidade fazem a diferença para aumentar a sobrevida das crianças com câncer.  

 

DIAGNÓSTICO PRECOCE

Para aumentar as chances de cura do paciente com câncer, o diagnóstico precoce é uma peça importante do processo. No Hospital Uopeccan, em Cascavel, periodicamente é realizada a Capacitação em Diagnóstico Precoce, feito em parceria com o Instituto Ronald McDonald.

Voltado aos agentes de saúde da família, médicos, enfermeiros e demais profissionais da saúde da região, o curso é ministrado pelas médicas especialistas em Oncologia Pediátrica da instituição, doutoras Carmem Fiori e Aline Rosa. “Aqui, estes profissionais aprendem a identificar os sinais do câncer infantojuvenil que facilmente podem ser confundidos com sintomas de outras doenças. Dessa forma, aceleramos o diagnóstico precoce e fazemos com que estes profissionais encaminhem as nossas crianças e os nossos adolescentes mais rapidamente às unidades de referência, como o Hospital Uopeccan”, comenta a médica Carmem Fiori.

 

SINAIS E SINTOMAS

Considerando que são vários os sinais para os tipos mais comuns do câncer infantojuvenil, alguns sintomas, quando persistentes, merecem a atenção dos pais ou responsáveis pelas crianças e adolescentes. Alguns, por exemplo, são febre, hematomas pelo corpo, palidez sem explicação, diminuição da capacidade motora, dores nos ossos, fraqueza, dores de cabeça e vômito já pela manhã, aumento do tamanho da barriga, ínguas e caroços em regiões como virilha e pescoço e até mesmo presença de um brilho branco em um ou nos dois olhos quando a criança sai em fotografias com flash.

Diante da persistência de qualquer um destes sinais, é ideal que se procure uma unidade básica de saúde e/ou um pediatra para que o acompanhamento seja feito e, se necessário, haja encaminhamento para unidades de referência.

 

 


history
Alteração de Horário

Alteração de Horário

info
Defesa de Auto de Infração

Defesa de Auto de Infração

newspaper
Recurso de Auto Infração

Recurso de Auto Infração

folder_open
Solicitações de Documentos

Documentos

folder
Registro

Registro

content_copy
Cópia de PAF

Cópia de PAF




Redes Sociais

topo