CFF homenageia personalidades que se destacam pelos serviços prestados à profissão

Fonte: Assessoria de Comunicação / CRF-PR
Data de publicação: 29 de março de 2018

A maior honraria concedida pelo Conselho Federal de Farmácia (CFF), a Comenda do Mérito Farmacêutico, é entregue anualmente a profissionais de todas as unidades da federação para marcar o Dia Nacional do Farmacêutico, celebrado em 20 de janeiro. A solenidade ocorreu no dia 16 de março, em Brasília.

A homenageada do Paraná foi a Dra. Célia Fagundes da Cruz. Farmacêutica-bioquímica formada, em 1997, pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), Dra. Célia, desde o início de sua carreira, abraçou as Análises Clínicas, buscando uma qualificação técnico-científica com muita profundidade e se tornando uma das autoridades na área. Especializou-se em Microbiologia Clínica pela mesma universidade em que se graduou e em Gestão de Vigilância em Saúde pela Universidade Castelo Branco. No Laboratório Central do Estado do Paraná, Dra. Célia iniciou uma bem-sucedida carreira. Os treze primeiros anos iniciais de sua atividade, no LACEN, foram dedicados à virologia. Em seguida, assumiu a direção técnica e a direção geral do órgão, cargo que ocupa, até hoje. Dedicou-se, também, ao ensino farmacêutico, coordenando o módulo de virologia do curso de especialização em Microbiologia Clínica da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR). Outra área em que atuou foi a da política profissional. Foi Conselheira Regional de Farmácia do CRF-PR e foi eleita para os cargos de Secretária, Tesoureira, Vice-Presidente e Presidente da instituição. Em sua gestão, o Conselho do Paraná adquiriu uma nova sede, promoveu a ampliação do horário de permanência do farmacêutico nas farmácias e expandiu a fiscalização profissional.

A Comenda do Mérito Farmacêutico foi indicação do Conselheiro Federal pelo Paraná, Dr. Valmir de Santi, e entregue pela Dra. Mirian Ramos Fiorentin, Presidente do CRF-PR, e pelos Diretories do Conselho Federal de Farmácia: Dr. Walter Jorge João - Presidente, Dra. Lenira da Silva Costa - Vice-Presidente, Dr. Erlandson Uchoa Lacerda - Secretário-Geral, e Dr. João Samuel de Morais Meira - Tesoureiro.