CRF-PR promove ações de conscientização sobre o Uso Racional de Medicamentos

Fonte: Assessoria de Comunicação / CRF-PR
Data de publicação: 25 de maio de 2018

A cada real investido no fornecimento de medicamentos, o governo gasta cinco reais para tratar as morbidades relacionadas a medicamentos (MRMs). Muitos são os prejuízos: reações adversas, doses incorretas e a não adesão ao tratamento. Atentos ao problema, os Conselhos de Farmácia se uniram em uma campanha nacional de promoção da adesão às terapias medicamentosas e ao seu uso seguro e racional. A iniciativa é em comemoração ao Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos, 5 de maio. O CRF-PR preparou ações com o objetivo é promover a conscientização da população sobre a importância do acompanhamento farmacêutico para a prevenção de danos e o uso seguro dos medicamentos.

Com o tema "Antes de usar qualquer medicamento, consulte o seu farmacêutico", a campanha contou com serviços de aferição de pressão arterial, verificação de glicemia capilar e descarte de medicamentos em desuso ou vencidos. Veja como foi o evento:

- Curitiba: a ação aconteceu no dia 04/05 na Boca Maldita. Contou com a participação da Diretoria do CRF-PR e representantes da SESA-PR, Vigilância Sanitária, Sindicato dos Farmacêuticos no Estado do Paraná, Associação Paranaense do Diabético, Fundação de Apoio e Valorização do Idoso, além dos acadêmicos do CRF-PR Júnior da Faculdades Pequeno Príncipe, FAPAR, PUCPR e Uniandrade. Confira a galeria de fotos.

- Ponta Grossa: o Terminal Central ficou repleto de acadêmicos prestando serviços de orientação à população no dia 04/05. Participaram professores e estudantes da UEPG, representantes da ASPONFAR e Dr. Edmar Myioshi, Conselheiro do CRF-PR, e Dr. José Carlos Tozetto Vettorazzi, Supervisor da Seccional Ponta Grossa do CRF-PR. Confira a galeria de fotos

- Londrina: o evento foi uma parceria com o Sindicato Nacional dos Aposentados, Sociedade Norte Paranaense de Farmacêuticos (SONPAFAR), Prati-Donaduzzi e acadêmicos do CRF-PR Júnior. Representaram o CRF-PR: Dr. Márcio Antoniassi - Vice-Presidente, Dra. Sandra Iara Sterza - Tesoureira, Dra. Leila de Castro - Conselheira, e Dr. Valquires Godoy - Supervisor da Seccional de Londrina. Confira a galeria de fotos

- Cascavel: Dra. Mirian Ramos Fiorentin, Presidente do CRF-PR, participou de evento realizado na Catedral Metropolitana de Cascavel no dia 05/05. A ação contou com a participação dos acadêmicos do CRF-PR Júnior da UNIOESTE, da Dra. Maria do Carmo Baraldo - Conselheira, Dr. Fábio de Brito - Conselheiro, Dr. Maurício Turkiewicz e Dra. Jacqueline Plewka, membros da Comissão de Análises Clínicas.  Confira a galeria de fotos

- Umuarama: a ação realizada pelos acadêmicos de Farmácia do CRF-PR Júnior da UNIPAR aconteceu no dia 03/05.

- Saudade do Iguaçu: a Secretaria Municipal do município também alertou a população da região sobre os perigos da automedicação.

- Palmas: a ação foi uma parceria entre o CRF-PR Júnior do curso de Farmácia do IFPR e Secretaria Municipal de Saúde. Confira a galeria de fotos

- Francisco Beltrão: a ação aconteceu no dia 05/05 em parceria com o CRF-PR Júnior da UNISEP. Confira a galeria de fotos

- Dois Vizinhos: CRF-PR Júnior promoveu a ação na Faculdade Unisep nos dias 18 e 19 de maio. Confira a galeria de fotos.

Confira como foi a campanha em Curitiba: