Free cookie consent management tool by TermsFeed

Utilize o teclado para navegar, com Ctrl + nº da tecla

  Menu   Conteúdo   Busca   Lei Geral de Proteção de Dados   Acessibilidade
  Fonte Maior   Fonte Maior   Fonte Padrão
  Cor Original   Contraste
Notícias

Fórum sobre Educação Farmacêutica aprofundou discussão sobre a formação profissional


Fonte: Assessoria de Comunicação / CRF-PR
Data de publicação: 17 de setembro de 2018

Coordenadores, professores e alunos de diversas instituições de ensino superior do Paraná reuniram-se na sede do CRF-PR no sábado, dia 15/09, para o IV Fórum Estadual de Educação Farmacêutica.

O debate girou em torno das prioridades da formação do farmacêutico para atender as necessidades do país, do SUS e de propor a construção de um profissional interdisciplinar, com habilidades reflexiva e humanista, além da integração ensino-pesquisa-serviço.

“Qualificar um serviço de saúde compreende, necessariamente, contar com profissionais adequadamente formados e preparados para gerenciar o serviço e as pessoas, além de inovar, integrar e cuidar, com base em critérios científicos e éticos para a consolidação dos princípios do SUS. Portanto, ao discutirmos a formação do farmacêutico, é fundamental refletirmos novos e antigos conceitos para atendermos as demandas da sociedade”. Assim, a palestrante, Dra. Denise Bueno, professora do curso de Farmácia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, definiu a proposta do evento.

Dra. Denise trouxe sua vivência do Rio Grande do Sul e apresentou a experiência da implantação do programa de extensão universitária da disciplina Práticas Integradas em Saúde Coletiva. O programa consiste em proporcionar espaços diferenciados para novas experiências destinadas à qualificação dos futuros profissionais da saúde. “As Unidades de Saúde da Família da Zona Sul de Porto Alegre recebem grupos de estudantes e professores para acompanhamento do trabalho cotidiano do SUS”, explicou.

Para a Profª. Dra. Ester Dalla Costa, membro da Comissão Assessora de Educação Farmacêutica do CRF-PR, a profissão passa por um momento ímpar. Ela ressaltou a importância de discutir o ensino farmacêutico e o quanto esses eventos contribuem para o engrandecimento do ensino no Estado. “Esses debates indicam os caminhos que a formação profissional deve percorrer a fim de entregarmos à sociedade profissionais realmente preparados”, declarou.

A Diretora Secretária-Geral do CRF-PR, Dra. Nádia Maria Cellupi Ribeiro, que representou a Presidente do CRF-PR, Dra. Mirian Ramos Fiorentin, no evento, deu as boas-vindas aos participantes, agradecendo a disponibilidade e o empenho de todos os presentes em pensar juntos o futuro da profissão.

A programação do IV Fórum privilegiou a participação ativa dos presentes, por meio de "espaços de diálogo" formados por seis grupos de discussão. A palestrante do evento propôs uma dinâmica entre os participantes. Cada grupo apresentou uma proposta de inserção de Práticas Integradas a partir de uma matriz curricular, todos receberam a tarefa de adaptar, com sugestões integradoras com outros cursos da área da saúde e humanas.


content_copy
Cópia de PAF

Cópia de PAF

sync
IRT

Ingresso de Responsabilidade Técnica.

folder_open
Solicitações de Documentos

Documentos

history
Alteração de Horário

Alteração de Horário

info
Defesa de Auto de Infração

Defesa de Auto de Infração

newspaper
Recurso de Auto Infração

Recurso de Auto Infração




Redes Sociais

topo