Dia Internacional do Farmacêutico: informação e alerta marcaram a data

Fonte: Assessoria de Comunicação / CRF-PR
Data de publicação: 28 de setembro de 2018

O dia 25 de setembro é muito especial para toda a categoria. Além de ser uma data para celebrar e unificar mundialmente a profissão, o Dia Internacional do Farmacêutico é mais uma oportunidade para ressaltar a importância deste profissional para a saúde. Por conta disso, o CRF-PR levou até às ruas das cidades paranaenses, durante todo o mês de setembro, a sua tradicional campanha orientativa. Neste ano, acadêmicos integrantes do projeto CRF-PR Júnior e farmacêuticos voluntários se uniram em uma missão única: zelar pela saúde e bem-estar da população.

Percebendo a necessidade de orientar a população de forma correta sobre a imunização e esclarecer possíveis dúvidas sobre o tema, as campanhas alusivas ao Dia Internacional do Farmacêutico do CRF-PR abordaram este tópico de forma incisiva, com o objetivo de disponibilizar informações corretas sobre a segurança das vacinas. Além disso, os participantes abordaram os tradicionais ensinamentos sobre descarte correto e uso racional de medicamentos, também houve ofertas de serviços farmacêuticos como aferição de pressão arterial e medição de glicemia capilar. O alerta central foi com relação às fake news. Em 2018, o número de notícias falsas divulgadas pela internet aumentou consideravelmente. E a saúde não ficou de fora, se tornando uma das áreas mais impactadas com a disseminação dessas inverdades. Um dos assuntos mais afetados foi a vacinação, como demonstrado pelo CRF-PR na edição 123 da “O Farmacêutico em Revista”.

“A nossa campanha é muito importante, pois apresenta aos acadêmicos de Farmácia o contato direto com a população. Como eles serão os nossos profissionais do futuro, é necessário que eles aprimorem suas habilidades e conhecimentos. A melhor preparação possível são ações como estas organizadas pelo Conselho de Farmácia do Paraná”, afirmou o Dr. Jackson Rapkiewicz – Gerente Técnico-Científico do CRF-PR. Já Dra. Maria Augusta Marcondes, Assessora Educacional do CRF-PR e Coordenadora da Comissão Acadêmica Estadual do projeto CRF-PR Júnior, ressalta como a ajuda dos acadêmicos é fundamental para o sucesso das campanhas. “A dedicação e esforço dos estudantes é fundamental. Perceber que jovens como eles entendem a indispensável presença do farmacêutico para a saúde da população é muito gratificante”, evidenciou.

Veja abaixo como foram as campanhas em todo o Paraná:

Ponta Grossa

No dia 17/09, os acadêmicos do CRF-PR Júnior da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) ministraram palestra "Medicamentos X Vida Acadêmica" aos estudantes de Engenharia Química da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), durante semana acadêmica do curso. Já que segundo informações do Instituto de Ciência Tecnologia e Qualidade (ICTQ), 90,1% dos jovens entre 16 e 24 anos se automedicam, sem nenhum tipo de prescrição, a palestra serviu como uma oportunidade alertar os estudantes sobre os perigos do uso irracional de medicação. Já os acadêmicos do CRF-PR Júnior da Cescage realizaram palestra, no dia 29/09, sobre "adequação dos profissionais farmacêuticos para valorização no mercado de trabalho", em comemoração ao Dia Internacional do Farmacêutico, que contou com a presença do Dr. José dos Passos Neto - Conselheiro e Coordenador da Seccional de Ponta Grossa e Dr. José Carlos Vettorazzi - Supervisor da Seccional de Ponta Grossa.

Curitiba

A campanha promoveu 500 atendimentos de aferição de pressão arterial e medicação de glicemia capilar, além da distribuição de mais de 2 mil folders informativos para quem passou no calçadão da Rua XV de Novembro, no centro de Curitiba, no dia 25 de setembro. Cerca de 30 acadêmicos, membros do CRF-PR Júnior, das instituições Faculdade Pequeno Principie (FPP), Faculdades Paranaense (FAPAR) e Centro Universitário Campos de Andrade (Uniandrade), se revezaram nos serviços farmacêuticos oferecidos à população.

Guaporema

A 6ª Feira da Saúde de Guaporema contou com a participação dos acadêmicos do CRF-PR Júnior de Umuarama para atender a população do município, no dia 29/09.

Cascavel

No dia 29/09, Dra. Mirian Ramos Fiorentin - Presidente, Dra. Maria do Carmo Baraldo - Conselheira e Coordenadora da Seccional de Cascavel e Dra. Letícia Thiesen - Vice-Coordenadora da Seccional de Cascavel acompanharam os acadêmicos do CRF-PR Júnior da Faculdade Assis Gurgacz em ação em frente à Prefeitura do município.

Londrina

Em parceria com o Sindicato Nacional dos Aposentados (Sindnap) e Sociedade Amigos dos Barrios Bandeirantes e Industrial (Sabbi), o CRF-PR Júnior de Londrina, no dia 29/09, realizou ação no Jardim Bandeirantes. Dra. Sandra Iara Sterza - Diretora Tesoureira e Dr. Valquires Godoy - Supervisor da Seccional de Londrina estiveram presentes representando o CRF-PR.

Francisco Beltrão

Para demonstrar a importância do farmacêutico para a população, os acadêmicos da UNISEP de Francisco Beltrão realizaram ação à população do município, em celebração do Dia Internacional do Farmacêutico, no dia 29/09. Foram mais de 200 atendimentos, incluindo medição de pressão arterial e verificação de glicemia capitar.

Foz do Iguaçu

Acadêmicos da Uniamérica de Foz do Iguaçu também comemoraram o Dia Internacional do Farmacêutico através da campanha à população. No dia 29/09, os estudantes prestaram serviços farmacêuticos, mostrando a população a importância de estar sempre cuidando da sua saúde e como é fundamental ter o farmacêutico como seu aliado.