Free cookie consent management tool by TermsFeed

Utilize o teclado para navegar, com Ctrl + nº da tecla

  Menu   Conteúdo   Busca   Lei Geral de Proteção de Dados   Acessibilidade
  Fonte Maior   Fonte Maior   Fonte Padrão
  Cor Original   Contraste
Notícias

Suspensos lotes do kit Action para teste rápido de HIV


Fonte: Anvisa
Data de publicação: 1 de março de 2019

1.png

A Anvisa determinou a interdição cautelar da fabricação do autoteste Action para diagnóstico de HIV, da empresa Orange Life. A Agência também decidiu recolher os lotes 183AHI1023UK e 183AHI1024UK do produto. A medida foipublicada no Diário Oficial da União desta sexta-feira (1º/3).

A investigação da Anvisa foi motivada por diversos relatos do Ministério da Saúde sobre testes com resultado inválido em exames realizados com o lote 183AHI1024UK. De acordo com as reclamações vindas do Ministério, o exame, quando realizado, não demonstrava a linha de controle (linha colorida, visível ao final da reação). O resultado inválido obriga a execução de um novo teste para a obtenção da conclusão.

Frente aos relatos, a Anvisa inspecionou o local de fabricação dos produtos e coletou amostras para análise fiscal de lotes.

A análise realizada pelo Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS) demonstrou a falha do lote 183AHI1023UK. Diante dessa falha na análise fiscal e dos diversos relatos de ineficácia para o lote 183AHI1024UK, a Agência decidiu ordenar o recolhimento de ambos.

A Anvisa orienta que os pacientes que obtiverem o resultado inválido com o kit, que é demonstrado pela ausência da linha de controle, procurem a unidade de saúde onde o produto foi dispensado, para que uma alternativa de diagnóstico rápido seja oferecida.

Em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante ou procure a Anvisa, por meio de um dos canais de atendimento.



topo