Prefeitura de Foz do Iguaçu e CRF-PR assinam termo de cooperação para fiscalização conjunta

Fonte: Prefeitura de Foz do Iguaçu

1.jpg
22.jpg
21.jpg

A Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMSA) e do Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), celebrou na terça-feira, 10/09, na Escola de Governo, um Termo de Cooperação com o Conselho Regional de Farmácia do Paraná (CRF-PR) para fiscalização conjunta em Farmácias públicas e privadas da cidade.

Além da oficialização da parceria, durante o encontro, o CRF-PR também fez a entrega dos Certidão de Regularidade Técnica (CRT) aos diretores técnicos das Farmácias públicas do município.

O Termo de Cooperação foi assinado pelo vice-prefeito e secretário de saúde, Dr. Nilton Bobato, pela Diretora de Vigilância em Saúde (DIVS), Dra. Carmensita Gaieviski Bom, pelo Supervisor Técnico da Divisão de Vigilância Sanitária, Dr. Roberto Bahls, pela Diretora do Procon, Dra. Claudineia de Pieri Raposo Pliacekos e pela Presidente do CRF-PR, Dra. Mirian Ramos Fiorentin.

A oficialização da parceria dá continuidade aos esforços para garantir o acesso do usuário à saúde e à assistência farmacêutica de qualidade.  “O foco da gestão é garantir o acesso do usuário à saúde pública, ou seja, investir para oferecer os serviços fundamentais para a população, e um deles é a assistência farmacêutica. E além de garantir o acesso, promover saúde com qualidade”, expressou Dr. Bobato.

Avanços

O ato também selou em tom de comemoração os avanços promovidos na qualidade da assistência farmacêutica à população. No último mês, a SMSA dobrou a equipe de farmacêuticos do município, saltando de 15 para 31 profissionais da área.  O investimento na assistência farmacêutica foi reconhecido pelo CRF-PR.

“Já vemos muitos avanços em Foz do Iguaçu que já possui uma experiência exitosa ao dobrar a quantidade de farmacêuticos no município. Vocês estão fazendo história e participando de um importante processo de transformação”, expressou Dra. Mirian.

A assistência farmacêutica também é fundamental para garantir ao direito do consumidor a produtos e serviços de qualidade em todas as unidades de Farmácia do município. “A parceria é muito importante principalmente porque ela integra as principais instituições envolvidas na fiscalização e na vigilância, o que vai refletir no aperfeiçoamento da garantia ao direito do consumidor”, acrescentou Claudineia.

CRT

O CRF-PR também fez a entrega dos Certidão de Regularidade Técnica (CRT) aos diretores técnicos (responsáveis) das Farmácias da rede pública de saúde. Todas as unidades de Farmácia do município receberam o documento que é obrigatório para todos os estabelecimentos do gênero.

Para obter o CRT, é exigido que cada estabelecimento possua um profissional farmacêutico como responsável.  “É um símbolo do compromisso com a assistência farmacêutica ao cidadão, em todas as unidades temos profissionais e estamos avançando na qualidade dos serviços”, comentou Dr. Bobato.

Além da ampliação de servidores e unidades, a gestão vem investindo na capacitação dos profissionais. No último mês, vários farmacêuticos da rede pública receberam certidão de conclusão do curso “Cuidado Farmacêutico no SUS” promovido pelos Conselhos Federal e Regional de Farmácia com apoio da Secretaria Municipal de Saúde.

Ao todo, a rede pública possui quinze estabelecimentos farmacêuticos, dois deles, as UPAS, funcionam com assistência farmacêutica durante 24h. Uma das mais recentes unidades abertas é a da UBS do São Roque, inaugurada em agosto.

Na ocasião, Dra. Maria do Carmo Baraldo – Conselheira, Dra. Letícia Thiesen – Vice-Coordenadora da Seccional de Cascavel e Dr. Edson Siqueira – Fiscal também estavam presentes representando o CRF-PR.