CRF-PR lança campanha que expõe os perigos das receitas ilegíveis e preenchidas incorretamente

Fonte: Assessoria de Comunicação / CRF-PR

2.jpg
1.jpg
10.jpg

No dia 3 de outubro, no Plenário em Curitiba, o Conselho Regional de Farmácia do Estado do Paraná lançou a campanha “Receita correta é segurança para o paciente”. O objetivo da estratégia é realizar um levantamento das prescrições de medicamentos fora do padrão no estado do Paraná e com isso, chamar a atenção da sociedade e autoridades sobre o problema das receitas incorretas.

Além de uma ação publicitária que inclui informativos à população e profissionais, a campanha captará receitas através da plataforma CRF-PR em Casa, ferramenta onde os farmacêuticos poderão encaminhar as cópias de prescrições e notificações de receitas ilegíveis ou fora dos padrões de informações, conforme legislações vigentes. Para saber como funciona o envio, clique aqui.

Segundo a Presidente do CRF-PR, Dra. Mirian Ramos Fiorentin, a iniciativa é fundamental e almejada há muito tempo: “a receita é o principal elo entre prescritores, farmacêuticos e usuários. Para que não haja falha neste processo, essa deve ser elaborada de acordo com critérios definidos e padronizados”, afirmou. Ainda, Dra. Mirian comentou que, atualmente, pacientes e farmacêuticos passam um bom tempo tentando descobrir qual o medicamento, a quantidade necessária e como fazer o uso do que foi prescrito. “A atuação do farmacêutico em Farmácias Comunitárias é prejudicada por esse fato, causando atrasos nos atendimentos e até mesmo, frustrando os pacientes, que podem ficar sem o medicamento necessário para o tratamento naquele momento”, ressaltou.

Durante o evento, Dr. Jackson Rapkiewiciz – Gerente Técnico-Científico do CRF-PR – realizou uma palestra introdutória sobre as prescrições, explorando legislações que regem o preenchimento das receitas e exemplos diários enfrentados pelos farmacêuticos no balcão das Farmácias. O lançamento contou ainda com a participação de diversas entidades que demostraram seu apoio à campanha: Dr. Luiz Gustavo Pires – Conselho Federal de Farmácia; Dr. Michele Caputo – Deputado Estadual; Dra. Naira Vasconcelos – Ministério Público do Paraná; Dr. Paulo Costa Santana – Conselho Estadual de Saúde; Dr. Sérgio Mori – Associação Paranaense dos Farmacêuticos; Dr. Fábio Santana, Dra. Lia de Almeida e Dr. Nilson Nishida – Sindicato dos Farmacêuticos no Estado do Paraná; José Maria Marques – Conselho Municipal de Saúde; Adriane da Silva – Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Paraná; Dra. Carolina de Almeida e Dra. Marion Thiessen – Secretaria Municipal da Saúde de Araucária; Dra. Fabiola Silva – Conselho Regional de Enfermagem do Paraná; Dr. Carlos Grub-Rofer – Conselho Regional de Medicina Veterinária do Paraná; Dra. Andrea Figueiredo – Conselho Regional de Biologia da 7ª Região; Dra. Marina Hashimoto – Conselheira do CRF-PR; e Dr. Márcio Augusto Antoniassi – Vice-Presidente do CRF-PR.