Carta às (aos) Farmacêuticas (os) do Estado do Paraná

Fonte: Assessoria de Comunicação / CRF-PR
Data de publicação: 16 de março de 2020

Prezadas (os),

É com imensa admiração, orgulho e solidariedade que me dirijo a vocês neste momento de grave crise nacional e dificuldades extremas perante a pandemia do coronavírus instalada mundialmente, para esclarecer e tranquilizá-los de que nenhum profissional será prejudicado por estar exercendo e honrando a profissão

Sabemos e reconhecemos que não é tarefa fácil estar na linha de frente desta batalha, que exige não apenas sacrifício, mas desprendimento, serenidade e muita coragem na tentativa de frear a proliferação da COVID-19.

Estamos trabalhando arduamente para que o Conselho Regional de Farmácia do Estado Paraná, possa dar todo respaldo a vocês, Farmacêuticas (os), neste momento em que a população mais precisa de suas habilidades e cuidados. Estamos acompanhando todos os movimentos do Ministério da Saúde, Conselho Federal de Farmácia e das autoridades sanitárias de saúde para que possamos garantir condições seguras de trabalho e vocês possam contribuir, principalmente no atendimento aos pacientes, minimizando a sobrecarga nos serviços de saúde.

Recebemos muitos questionamentos quanto ao uso das EPIs (Equipamentos de Proteção Individuais), infelizmente a escassez deste equipamento assola todo o país e diante dos baixos estoques, a ANVISA divulgou Nota Técnica - GVIMS/GGTES (21/03) N°04/2020 - orientando os profissionais da saúde sobre alguns ajustes na indicação do uso desses equipamentos para determinadas situações, desde que sejam seguidos critérios bem definidos. Porém, salientamos que esse é um direito seu e o fornecimento, dever do empregador.

Passaremos por um período de muitas incertezas, e, eu, como Presidente do CRF-Paraná, bem como todos os Diretores, também não pouparemos esforços, para, de maneira séria e responsável, levar até vocês informações confiáveis e assertivas. Faço aqui um apelo: que utilizem fontes oficiais e seguras de informações, como as do Conselho Regional de Farmácia do Paraná, Conselho Federal de Farmácia, ANVISA, Ministério da Saúde, Secretarias Municipais e Estadual da Saúde, entre tantas outras entidades da área da saúde e os veículos de comunicação para se orientarem.

Divulgar notícias falsas ou passar adiante informações que não sejam de fontes seguras, é, neste momento, uma irresponsabilidade e um obstáculo gigantesco ao enfrentamento dessa pandemia, onde, você, farmacêutico, é um dos protagonistas nesse cenário.

Ainda, sensíveis às inevitáveis dificuldades financeiras que todos enfrentaremos, recorremos ao CFF e solicitamos a prorrogação dos prazos de pagamentos das anuidades 2020 afim de amenizar essa atribuição.

Disponibilizamos diversos canais de comunicação direta com o profissional. Portanto qualquer que seja sua dúvida, entre em contato conosco através dos e-mails que indico abaixo, direcione-as conforme os assuntos:

- Protocolos de Documentos e Regularização de Estabelecimentos:
atendimentoemergencial@crf-pr.org.br

- Assuntos Técnicos:
cim@crf-pr.org.br

- Fiscalização e Defesa de Autuações:
fiscalizacao@crf-pr.org.br

- Processos Éticos e Certidões Éticas
etica@crf-pr.org.br

- Denúncias e Ouvidoria
www.crf-pr.org.br

- Financeiro, Débitos e Parcelamentos
cobranca@crf-pr.org.br

Outra informação relevante que trago é de que os serviços poderão ser realizados de maneira on-line, através da ferramenta CRF-PR em Casa, e-mails (acima relacionados) ou telefone.

Juntos, diante dessa pandemia, podemos demonstrar à população o valor e a relevância do farmacêutico na saúde pública. Quando tudo isso passar, esse momento histórico, seja qual for a sua frente de atuação, na retaguarda, na linha de frente atendendo aos pacientes, nos hospitais, em laboratório, em farmácias das unidades básicas de saúde, em farmácias públicas e privadas, nas clínicas e nos consultórios, vai haver um entendimento melhor e o reconhecimento sobre o trabalho essencial prestado pelo farmacêutico, tanto por parte da sociedade quanto das autoridades.

Me despeço pedindo a Deus, que neste momento de enfrentamento a esta terrível pandemia, todos os farmacêuticos do Paraná e do mundo encontrem forças, para diante da profissão que escolheram exercer, possam atender ao chamado da população e da saúde no cuidado de cada indivíduo. Peço ainda pela integridade da saúde de vocês e de seus familiares.

JUNTOS CONTRA O CORONAVÍRUS! SAIREMOS VITORIOSOS!

Mirian Ramos Fiorentin
Presidente do CRF-PR