Live: CRF-PR participa do lançamento oficial da “Campanha Sinal Vermelho” no PR

Data de publicação: 17 de agosto de 2020

4.jpeg

A presidente do Conselho Regional de Farmácia do Estado do Paraná – CRF-PR, Dra. Mirian Ramos Fiorentin, participou de mais uma live, nesta sexta-feira, 14 de agosto, transmitida pelo canal do YouTube da Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados do Paraná, que realizou o lançamento oficial da campanha “Sinal Vermelho – contra a violência doméstica” no Paraná. A iniciativa faz parte das ações de promoção da campanha, que incentiva mulheres em situação de violência a pedirem ajuda nas farmácias do país.

A mediadora do grupo foi a deputada federal, Aline Sleutjes, (PSL/PR),  que ressaltou a importância da campanha e demais mobilizações que atuam no âmbito do combate à violência contra a mulher.
A presidente do CRF-PR, falou sobre o apoio dos farmacêuticos na campanha. “Entendemos que é fundamental a participação das farmácias, o comprometimento e empenho dos farmacêuticos para que a campanha dê certo. As farmácias foram escolhidas pela seriedade que representam para a sociedade, pelo acolhimento, por ser um espaço que as pessoas confiam”, disse. Dra. Mirian citou ainda alguns dados dos estabelecimentos contextualizando o setor, “são mais de 6 mil farmácias no Paraná e estamos reforçando a importância da campanha para a categoria”.

Outro ponto importante que a presidente esclareceu foi com relação ao cumprimento do protocolo. “É preciso evidenciar que o sigilo com relação à denúncia e a segurança, de quem formalizar a comunicação da violência às autoridades, seja o farmacêutico ou qualquer membro da equipe do estabelecimento, é garantida e estamos atentos a isso”, ressaltou.

A Desembargadora Priscilla Placha Sá - Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar - CEVID - do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná, destacou que a pandemia acabou deixando a vítima totalmente à mercê de seu agressor, enfrentando muitas dificuldades para pedir ajuda e, por isso, é de suma importância o envolvimento das farmácias e a divulgação da campanha de diversas formas.

A campanha é uma iniciativa da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), e orienta que as mulheres vítimas de violência busquem uma farmácia e mostrem um X desenhado na mão aos atendentes e/ou farmacêuticos para pedir ajuda e indicar que as autoridades sejam chamadas. A mobilização é ainda mais importante em um cenário de isolamento social como o vivido em decorrência da pandemia da Covid-19.

Participaram da reunião: Dra. Renata Gil de Alcântara Videira, Presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros – AMB; Dra. Tânia Reckziegel - Conselheira do Conselho Nacional de Justiça – CNJ; Dra. Gabriela Milazzo – Juíza de Direito da 1ª Seção Judiciária da Comarca de Curitiba, o Chefe do Estado Maior da Polícia Militar do Estado do Paraná - Coronel Rothenburg e o Juiz Geraldo Dutra de Andrade Neto - Presidente da Associação dos Magistrados do Paraná - (AMAPAR).

‘Sinal vermelho contra a violência doméstica’
A campanha propõe um gesto silencioso para que mulheres em situação de violência possam denunciar. O protocolo é simples e exige dois gestos apenas: para a vítima, fazer um “X” nas mãos, que pode ser feito com caneta ou mesmo um batom, e para a farmácia, uma ligação.

Com o nome e endereço da mulher em mãos, os atendentes das farmácias e drogarias que aderiram à campanha ligam imediatamente para o disque 190 para reportar a situação. O projeto conta com a parceria de mais de 10 mil farmácias e drogarias em todo o país.

A campanha promovida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) é nacional e conta, na Paraná, com o apoio dos Poderes Judiciário e Executivo, além de diversos outros órgãos e instituições.